Clubes e rádios : jornalismo e fidelização do torcedor
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia estuda um novo veículo que vem ganhando espaço no mercado jornalístico nos últimos anos, contexto do futebol brasileiro: as rádios oficiais dos clubes. O recorte usado para analisá-las é das equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série A em 2018. Através de pesquisas, buscamos trazer dados sobre as agremiações que possuem esse veículo para fidelizar o torcedor – além do ranking digital desses times. Junto disso, com embasamento teórico, analisamos o grande papel do ma ...
Esta monografia estuda um novo veículo que vem ganhando espaço no mercado jornalístico nos últimos anos, contexto do futebol brasileiro: as rádios oficiais dos clubes. O recorte usado para analisá-las é das equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série A em 2018. Através de pesquisas, buscamos trazer dados sobre as agremiações que possuem esse veículo para fidelizar o torcedor – além do ranking digital desses times. Junto disso, com embasamento teórico, analisamos o grande papel do marketing na divulgação desse novo produto. Por fim, comparamos duas rádios que possuem programação diária, além das transmissões dos jogos: Rádio Colorada, que é do Internacional, e Rádio CAP, que é do Athletico Paranaense. Para isso, foram feitas entrevistas com profissionais que trabalham nesses veículos e escutas de todos os programas. ...
Abstract
This monograph studies a new vehicle that has been gaining space in the journalistic market in recent years in Brazilian football: the official radios of the clubs. The cut used to analyze them is the teams that competed in the Brazilian Championship Series A in 2018. Through research, we seek to bring data about the associations that have this vehicle to retain the fan - in addition to the digital ranking of these teams. In addition, with theoretical basis, we analyze the great role of marketi ...
This monograph studies a new vehicle that has been gaining space in the journalistic market in recent years in Brazilian football: the official radios of the clubs. The cut used to analyze them is the teams that competed in the Brazilian Championship Series A in 2018. Through research, we seek to bring data about the associations that have this vehicle to retain the fan - in addition to the digital ranking of these teams. In addition, with theoretical basis, we analyze the great role of marketing in the dissemination of this new product. Finally, we compare two radios that have daily programming, in addition to the broadcasts of the games: Radio Colorada, which belongs to Internacional, and Radio CAP, which belongs to Athletico Paranaense. For this, interviews were conducted with professionals working on these vehicles and listening to all programs. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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