Análise da eficiência da utilização de diferentes abordagens audiovisuais no ensino de engenharia civil
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de diferentes modalidades – videoaula e aula presencial – no ensino de conteúdos de análise estrutural em engenharia. A Teoria do Processo Dual, o Ciclo de Kolb, a Teoria da Carga Cognitiva e os Princípios do Ensino Multimídia de Mayer, além de cursos clássicos sobre Análise Estrutural, embasaram o desenho de duas abordagens diferentes sobre o conceito de cálculo de Solicitações ou Esforços Internos em estruturas formadas por barras, cad ...
O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de diferentes modalidades – videoaula e aula presencial – no ensino de conteúdos de análise estrutural em engenharia. A Teoria do Processo Dual, o Ciclo de Kolb, a Teoria da Carga Cognitiva e os Princípios do Ensino Multimídia de Mayer, além de cursos clássicos sobre Análise Estrutural, embasaram o desenho de duas abordagens diferentes sobre o conceito de cálculo de Solicitações ou Esforços Internos em estruturas formadas por barras, cada uma dando origem a uma aula de duração aproximada de 30 minutos ministradas para duas turmas de estudantes de graduação de Engenharia Civil, para os quais o conteúdo era inédito. As duas abordagens foram apresentadas em três diferentes modalidades, videoaulas, aulas presenciais e uma modalidade híbrida, na qual os alunos assistiam ambas, totalizando, assim, seis grupos de teste. Ao final, todos os alunos respondiam um questionário para validação do conhecimento e percepção sobre a experiência de aprendizagem. As abordagens não apresentaram diferença significativa entre o resultado dos estudantes, já entre as modalidades, ensino por videoaulas exclusivamente e ensino por aulas presenciais exclusivamente não apresentaram diferenças significativas entre si. O ensino híbrido, por outro lado, apresentou resultados significativamente melhores do que as outras modalidades, em ambas as abordagens utilizadas. Os alunos que acertaram, via de regra, estavam mais atentos, mais confiantes, e perceberam o exercício como mais difícil que seus pares de outras modalidades. ...
Abstract
The present work aims to analyze the effectiveness of different Modalities – video class and face-to-face class – in the teaching of contents of structural analysis in engineering. The Dual Process Theory, the Kolb Cycle, the Cognitive Load Theory and the Principles of Mayer's Multimedia Teaching, in addition to classic courses on Structural Analysis, based the design of two different Approaches on the concept of calculating Requests or Internal Efforts in structures formed by bars, each one gi ...
The present work aims to analyze the effectiveness of different Modalities – video class and face-to-face class – in the teaching of contents of structural analysis in engineering. The Dual Process Theory, the Kolb Cycle, the Cognitive Load Theory and the Principles of Mayer's Multimedia Teaching, in addition to classic courses on Structural Analysis, based the design of two different Approaches on the concept of calculating Requests or Internal Efforts in structures formed by bars, each one giving rise to a class of approximately 30 minutes taught to two classes of undergraduate students of Civil Engineering, for which the content was unprecedented. The two approaches were presented in three different modalities, video classes, face-to-face classes and a hybrid modality, in which the students attended both, thus totaling six test groups. At the end, all students answered a questionnaire to validate their knowledge and perception of the learning experience. The approaches did not present significant differences between the students' results, and between the modalities, teaching by video classes exclusively and teaching by face-to-face classes exclusively did not present significant differences between them. The hybrid teaching, on the other hand, presented significantly better results than the other modalities, in both approaches used. The students who got it right, as a rule, were more attentive, more confident, and perceived the exercise as more difficult than their peers in other modalities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5853)
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