Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMasuero, Joao Ricardopt_BR
dc.contributor.authorSouza, José Ignácio Ribeiro Martins dept_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T03:47:06Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200191pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de diferentes modalidades – videoaula e aula presencial – no ensino de conteúdos de análise estrutural em engenharia. A Teoria do Processo Dual, o Ciclo de Kolb, a Teoria da Carga Cognitiva e os Princípios do Ensino Multimídia de Mayer, além de cursos clássicos sobre Análise Estrutural, embasaram o desenho de duas abordagens diferentes sobre o conceito de cálculo de Solicitações ou Esforços Internos em estruturas formadas por barras, cada uma dando origem a uma aula de duração aproximada de 30 minutos ministradas para duas turmas de estudantes de graduação de Engenharia Civil, para os quais o conteúdo era inédito. As duas abordagens foram apresentadas em três diferentes modalidades, videoaulas, aulas presenciais e uma modalidade híbrida, na qual os alunos assistiam ambas, totalizando, assim, seis grupos de teste. Ao final, todos os alunos respondiam um questionário para validação do conhecimento e percepção sobre a experiência de aprendizagem. As abordagens não apresentaram diferença significativa entre o resultado dos estudantes, já entre as modalidades, ensino por videoaulas exclusivamente e ensino por aulas presenciais exclusivamente não apresentaram diferenças significativas entre si. O ensino híbrido, por outro lado, apresentou resultados significativamente melhores do que as outras modalidades, em ambas as abordagens utilizadas. Os alunos que acertaram, via de regra, estavam mais atentos, mais confiantes, e perceberam o exercício como mais difícil que seus pares de outras modalidades.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the effectiveness of different Modalities – video class and face-to-face class – in the teaching of contents of structural analysis in engineering. The Dual Process Theory, the Kolb Cycle, the Cognitive Load Theory and the Principles of Mayer's Multimedia Teaching, in addition to classic courses on Structural Analysis, based the design of two different Approaches on the concept of calculating Requests or Internal Efforts in structures formed by bars, each one giving rise to a class of approximately 30 minutes taught to two classes of undergraduate students of Civil Engineering, for which the content was unprecedented. The two approaches were presented in three different modalities, video classes, face-to-face classes and a hybrid modality, in which the students attended both, thus totaling six test groups. At the end, all students answered a questionnaire to validate their knowledge and perception of the learning experience. The approaches did not present significant differences between the students' results, and between the modalities, teaching by video classes exclusively and teaching by face-to-face classes exclusively did not present significant differences between them. The hybrid teaching, on the other hand, presented significantly better results than the other modalities, in both approaches used. The students who got it right, as a rule, were more attentive, more confident, and perceived the exercise as more difficult than their peers in other modalities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectKolb’s cycleen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.subjectMultimedia learningen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEngineering teachingen
dc.subjectE-learningen
dc.titleAnálise da eficiência da utilização de diferentes abordagens audiovisuais no ensino de engenharia civilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103143pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples