Projeto de restauração de pavimento da rodovia SP-068 através dos métodos PRO 011/79 e PRO 269/94
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A infraestrutura rodoviária possui fator significativo no desenvolvimento econômico do Brasil. Apesar de ser o principal modal de transporte, em comparação a outros países, o Brasil carece de expansão e manutenção. Apesar de existir diversos métodos e procedimentos para dimensi-onamento de reforços de pavimentos asfálticos, não existe consenso sobre qual é a mais ade-quada para uso. Nestas considerações, o método PRO-11/79 e o PRO-269/94 são os mais utili-zados. Sendo assim, este trabalho teve ...
A infraestrutura rodoviária possui fator significativo no desenvolvimento econômico do Brasil. Apesar de ser o principal modal de transporte, em comparação a outros países, o Brasil carece de expansão e manutenção. Apesar de existir diversos métodos e procedimentos para dimensi-onamento de reforços de pavimentos asfálticos, não existe consenso sobre qual é a mais ade-quada para uso. Nestas considerações, o método PRO-11/79 e o PRO-269/94 são os mais utili-zados. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho na aplicação dos métodos no projeto de restauração da rodovia SP-068, utilizando as metodologias anteriormente citadas, limitado em 8,7 km de pavimento. Para atingir o objetivo foi utilizado a análise de dados, obtida junto a empresa projetista que constituem: a sondagem de campo, ensaios de la-boratório, contagem de tráfego e deflexões de pavimento através do equipamento Falling Weight Deflectometer; e, pesquisa bibliográfica utilizando autores conceituados da área. Com isto, foi possível determinar os valores das deflexões de projeto, primeiramente, corrigindo-as em função da temperatura do pavimento no instante da medição, em seguida, realizando uma correlação com as deflexões obtidas por viga Benkelman, e por fim, definindo os segmentos homogêneos. A partir disto, calculou-se as deflexões características e os raios de curvatura para cada segmento, para então dimensionar as espessuras de reforço. Além disso foi elaborado o orçamento de projeto a partir dos quantitativos dos materiais utilizados. Os resultados do orça-mento mostraram um custo menor para o método PRO 011/79., o método exigiu espessuras de reforço menores que o PRO 269/94. Foram adotadas duas alternativas para o projeto de reforço: espessuras menores que 3 cm com tratamento superficial duplo com polímero e maiores que 3 cm com concreto betuminoso usinado quente. Apesar da simplicidade, o método é aceitável. Já o PRO 269/94 apresentou-se com grau maior de verificação das condições existentes da rodo-via, os valores das espessuras foram relativamente baixos se comparados aos valores das defle-xões de projeto. Esta disparidade está vinculada ao baixo volume de tráfego, por esta razão alguns segmentos não precisariam de uma camada de reforço. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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