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dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorMattes, Abraão Samuelpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T03:48:47Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200119pt_BR
dc.description.abstractMuitas pessoas provavelmente estão familiarizadas com a famosa citação de Einstein, explicando relatividade da percepção do tempo através da comparação entre colocar a mão em um fogão por um minuto, porém sentir como se fosse uma hora, e sair com uma companhia agradável por uma hora, no entanto sentir como se houvesse passado um minuto. No marketing, a percepção do tempo é tema central para muitos problemas da área. Em conjunto a isso, outro tema de grande importância para a área, os valores pessoais são descritos por Schwartz como metas transituacionais ou crenças abstratas que são utilizados por indivíduos para armazenar e guiar suas respostas em direção à determinada classe de estímulos. Com base nesses tópicos, foi realizado este estudo, com uma abordagem quantitativa descritiva-conclusiva do tipo survey, que buscou entender de que forma os valores pessoais se relacionam com as diferentes percepções de tempo. Apesar das conexões entre valores pessoais e estilos de tempo existirem, nunca antes houve um estudo mais aprofundado sobre o tema para estabelecer de forma clara essas relações e uma definição teórica sobre o tema. Como resultado da pesquisa, diversas relações foram identificadas entre os dezenove valores básicos estudados e as três percepções de tempo, gerando informações de como essas relações afetam decisões de compra e também na forma que consumidores gastam e investem seu dinheiro.pt_BR
dc.description.abstractMany people are probably familiar with Einstein's famous quotation, explaining the relativity of the perception of time by comparing putting a hand on a stove for a minute, but feeling as if it were an hour, and meeting with a pleasant company for an hour, however feel as if it were just few minutes. In marketing, the perception of time is the central theme for many problems in the area. In addition to this, another subject of great importance to the area, the personal values are described by Schwartz as transituational goals or abstract beliefs that are used by individuals to store and guide their responses toward the particular class of stimuli. Based on these topics, this study was conducted with a descriptive-conclusive quantitative approach of the survey type, which sought to understand how personal values relate to different perceptions of time. Although the connections between personal values and timestyles exist, never before has there been a more in-depth study on the subject to establish clearly those relationships and a theoretical definition on the subject. As a result of the research, several relationships were identified between the nineteen basic values studied and the three perceptions of time, generating information regarding how these relationships affect purchasing decisions and also in the way consumers spend and invest their money.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectValores pessoaispt_BR
dc.subjectPersonal valuesen
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectConsumption patternsen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectTimestylesen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleA relação entre a percepção de tempo e os valores pessoaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101282pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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