Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFuck, Rafael Schillingpt_BR
dc.contributor.authorLippo, Denise Krugpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-03T03:45:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200014pt_BR
dc.description.abstractA presente Monografia apresenta uma pesquisa sobre as contribuições dos vídeos digitais na aprendizagem de alunos autistas, na perspectiva de profissionais da Sala de Integração e Recursos (SIR), de escolas municipais de Porto Alegre (RS). O objetivo da investigação foi compreender de que forma o uso de vídeos digitais na educação inclusiva pode qualificar a ação pedagógica e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para atender a esse objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual participaram seis profissionais de atendimento especializado que atuam em SIR. Como instrumento de coleta de dados, elegeu-se o questionário semiestruturado, a fim de identificar as concepções dos sujeitos sobre o processo de aprendizagem de alunos autistas mediado pelo uso de vídeos digitais. Os resultados obtidos indicam que os vídeos digitais, assim como outras Tecnologias Digitais (TD), auxiliam na aprendizagem e inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), principalmente autistas, quando estão inseridas em um contexto de educação ativa, com colaboração interpessoal e mediada pelo professor. As conclusões desta pesquisa, também, permitem uma reflexão sobre a importância da formação e da experiência do profissional de educação inclusiva para integrar as TD em sua prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThe present monography provides a research on the contribuitions of digital videos on the learning process of autistic students, under the perspective of professionals who work at ―Integration and Resources Room" (IRR) in city schools of Porto Alegre (RS). This investigation aims has been to grasp the way in which the use of digital videos in inclusive education may benefit pedagogical action, as well as the development of the learning process of autistic students. In order to achieve such goal, we have carried out a qualitative research, in which six special-support professionals, who work at IRR, participate. As an instrument for data collection, a semi-structured questionaire has been chosen, so as to identify the subjects' conception on the digital video mediated learning process of autistic students. The obtained results indicate that digital videos, as well as other digital technology, benefit the learning process and the inclusion of students with special educational needs (SEN), particularly autistic students, when inserted in an active education context, with interpersonal colaboration and teacher-mediated. This research's conclusions also allow for a reflection on the importance of professional development and experience of an inclusive education professional, in order to integrate digital technologies in their pedagogical practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVídeo digitalpt_BR
dc.subjectDigital Videosen
dc.subjectAutismen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDigital Technologiesen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive Educationen
dc.titleA contribuição dos vídeos digitais na aprendizagem de crianças autistas : perspectivas dos profissionais de Sala de Integração e Recursos da Rede Municipal de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102694pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples