Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Felipe Beckerpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Eleandro Viana dapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-03T03:45:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200007pt_BR
dc.description.abstractO ensino de história tradicionalmente visto como livresco encontra, neste século, novas possibilidades metodológicas através do uso das TICs que, embora não sejam uma solução, apresentam-se como uma alternativa para aproximar aluno e professor na busca pelo conhecimento. Tomando por base este contexto educacional, este trabalho buscou compreender o papel do professor de história em meio as TICs. Avaliou-se os limites/desafios e, principalmente, as possibilidades que as mesmas guardam, neste sentido, a abordagem recaiu no uso pedagógico do smartphone no ambiente escolar. A metodologia utilizada para tais fins, portanto, foi qualitativa descritiva tendo por referência bibliografia relativa ao tema e questionários aplicados com professores de história dos anos finais do ensino fundamental, visando a compreender melhor o cotidiano escolar, posicionamentos frente a legislação que proíbe o uso do smartphone, formação continuada e práticas pedagógicas envolvendo as TICs. Como resultado observou-se: o interesse da maioria dos professores em receber formação; a necessidade de maior oferta, por parte governo, de cursos para esta finalidade; o potencial que a aprendizagem móvel traz para ambos, professores no planejamento e alcance dos objetivos educacionais e educando no amadurecimento de sua autonomia e capacidade analítica com a mediação dos professores. Adjunto a isto, foi proposta uma prática pedagógica envolvendo a utilização da metodologia WebQuest, cujo tema está relacionado a ditadura. Ressalta-se que esta é apenas uma entre diversas possibilidades que a mobile learning proporciona, podendo ou não, conforme os objetivos ou possibilidades, ser utilizada com os smartphones dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractTeaching history traditionally has been seen as bookish, but it finds in this century new methodological possibilities through the use of ICT, that, although not a solution, are presented as an alternative to approach students and teachers in the search for knowledge. Based on this educational context, this work sought to understand the role of history teacher in the field of ICT. This work evaluated the limits/challenges and, especially, the possibilities that they hold, in this sense, the approach was based on the pedagogical use of smartphone in the school environment. The methodology used for such purposes was therefore descriptive and qualitative with reference to bibliography related to the topic and questionnaires applied with teachers of the history of the final years of elementary school, aiming to better understand the school daily life, positions against legislation that prohibits the use of smartphone, continuing education and pedagogical practices involving ICT. As result, it was observed: the interest of most teachers in receiving training; the need for greater government provision of courses for this purpose; the potential that mobile learning brings to both; teachers in the planning and achievement of educational goals and by educating in the maturation of their autonomy and analytical capacity with teacher mediation. Based on this, a pedagogical practice was proposed involving the use of the WebQuest methodology, whose theme is related to dictatorship. It should be emphasized that this is only one of several possibilities that mobile learning provides, whether or not, according to the objectives or possibilities, be used with the student's smartphones.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectSmartphoneen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectWebQuesten
dc.subjectTeaching Historyen
dc.subjectTeaching Practiceen
dc.titleO uso do Smartphone em sala de aula e na disciplina de história : desafios e possibilidades na prática didáticapt_BR
dc.title.alternativeUse of smartphone in classroom at history discipline : challenges and possibilities in didactic practiceen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102702pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples