• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Teses e Dissertações defendidas na UFRGS por Assunto 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Navegação Teses e Dissertações defendidas na UFRGS por Assunto
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Navegação Teses e Dissertações defendidas na UFRGS por Assunto
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Teses e Dissertações defendidas na UFRGS por Assunto "Autismo"

Estatísticas
  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 1-20 de 53

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Thumbnail

      Alice na biblioteca mágica : uma leitura sobre o diagnóstico e a escolarização de crianças com autismo e psicose infantil 

      Vasques, Carla Karnoppi (2008) [Tese]
      Na construção de processos inclusivos encontram-se obstáculos relativos aos supostos limites e possibilidades de escolarização de crianças e adolescentes com autismo e psicose infantil. Em conseqüência de sua estruturação ...
    • Análise da influência dos genes codificadores do transportador de serotonina (SLC6A4) e da integrina beta 3 (ITGB3) no diagnóstico e sintomatologia dos transtornos do espectro autista 

      Schuch, Jaqueline Bohrer (2014) [Tese]
      Os transtornos do espectro autista (TEA) são condições de início precoce, que afetam o neurodesenvolvimento e incluem déficit de interação social e de comunicação, e presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. ...
    • Thumbnail

      Análise de mutações nos genes FMR1 e MITHFR em pacientes com transtornos do espectro autista idiopático 

      Santos, Pollyanna Almeida Costa dos (2010) [Dissertação]
      O transtorno do espectro autista (TEA) é uma alteração do desenvolvimento neuropsiquiátrico que afeta três grandes áreas: interesse social, dificuldade de comunicação e comportamentos restritos. O TEA pode estar presente ...
    • Thumbnail

      Aprimoramento e evidências de validade do protocolo de observação para crianças com suspeita de transtornos do espectro autista : um estudo preliminar 

      Marques, Daniela Fernandes (2010) [Dissertação]
      O aumento da prevalência mundial dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) evidencia a necessidade de identificação e reabilitação precoces para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e famílias envolvidas. ...
    • O autismo e as "crianças-selvagens" : da "prática da exposição" às possibilidades educativas 

      Oliveira, Aniê Coutinho de (2002) [Dissertação]
      A presente pesquisa teve como objetivo: investigar as concepções de educabilidade e dos sujeitos, dando ênfase à análise de instituições que atendem a esses sujeitos com autismo, na cidade de Porto Alegre. Quanto à ...
    • Thumbnail

      Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo de caso longitudinal sobre a competência social da criança e o papel da educadora 

      Sanini, Cláudia (2011) [Tese]
      Resumo não disponível
    • Thumbnail

      Autismo na escola : ação e reflexão do professor 

      Lago, Mara (2007) [Dissertação]
      A pesquisa intitulada “Autismo na escola: ação e reflexão do professor” analisa as ações pedagógicas desenvolvidas por professores para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular. O objetivo deste estudo é ...
    • Thumbnail

      Avaliação neuropsicológica das funções executivas no transtorno do espectro do autismo 

      Czermainski, Fernanda Rasch (2012) [Dissertação]
      Essa dissertação teve como objetivo investigar as funções executivas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). No primeiro estudo, foi feita uma revisão sistemática de publicações de 2001 a ...
    • A busca pelo diagnóstico e tratamento do filho com autismo : a influência do coping e do apoio social e conjugal nos níveis de estresse dos pais 

      Zanon, Regina Basso (2016) [Tese]
      Conhecer os fatores que facilitam ou retardam o processo diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), desde o reconhecimento dos sinais de alerta pelos pais até as dificuldades enfrentadas na busca pelo tratamento, ...
    • Cacaria plano de voo 

      Chaves, José Ernani Melo (2021) [Dissertação]
      Este trabalho apresenta experiências de um artista professor, professorartista, em sala de aula de escolas de educação especial. Trata-se de aulas de arte na singularidade fabulatória que, com fragmentos do vivido, traz ...
    • Thumbnail

      Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil 

      Vasques, Carla Karnoppi (2003) [Dissertação]
      No Brasil, são poucos e recentes os estudos sobre sujeitos que apresentam autismo e psicose infantil. Tanto no campo da saúde quanto no da educação, faltam dados sistematizados sobre quem são e onde estão estas crianças. ...
    • Thumbnail

      Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo 

      Camargo, Síglia Pimentel Höher (2007) [Dissertação]
      A literatura atualmente existente sobre o autismo é farta de evidências sobre os prejuízos inerentes às características da síndrome. Em decorrência disso, surgem diversos questionamentos relativos à possibilidade de inclusão ...
    • Thumbnail

      Comportamentos indicativos de apego em crianças com autismo 

      Sanini, Cláudia (2006) [Dissertação]
      O autismo é uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento infantil e apresenta múltiplas etiologias. Tem como sintomas típicos, aparentes antes do 3o ano de vida: prejuízo social, dificuldade na comunicação ...
    • Thumbnail

      A compreensão e a produção de enunciados metafóricos em crianças com transtornos globais do desenvolvimento 

      Leon, Viviane Costa de (2008) [Tese]
      As pesquisas envolvendo a compreensão de enunciados metafóricos por autistas são unânimes em afirmar que esses indivíduos não compreendem metáforas. Os trabalhos que constituem esta tese questionam estas evidências, com ...
    • Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente 

      Faro, Kátia Carvalho Amaral (2023) [Tese]
      A presente tese teve por finalidade investigar a compreensão e a experiência de situações de bullying de adolescentes com transtorno do espectro autista analisando o papel das habilidades de teoria da mente neste processo, ...
    • Thumbnail

      Comunicação aumentativa e alternativa para sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento na promoção da expressão e intencionalidade por meio de ações mediadoras 

      Bez, Maria Rosangela (2010) [Dissertação]
      A linguagem e a comunicação são processos fundamentais para o desenvolvimento humano. Mas longe de serem processos inatos ou maturacionais são processos sócio-históricos que se desenvolvem ao longo da vida. Dessa forma, ...
    • Conhecer o conhecer na formação de professores em educação especial no Brasil: tendências e desafios 

      Silva, Mayara Costa da (2020) [Tese]
      A presente investigação parte da premissa de que a incompletude como parte constitutiva dos processos de formação se distancia das discussões presentes nas pesquisas acerca da formação de professores para a educação especial ...
    • Thumbnail

      Coparentalidade em famílias de adolescentes com autismo e comportamento agressivo 

      Schmidt, Carlo (2008) [Tese]
      O presente trabalho é composto por dois estudos com o objetivo de investigar o impacto de adolescentes com autismo e comportamento agressivo. Buscou-se examinar as características de coparentalidade, as influências na ...
    • Thumbnail

      A coparentalidade em pais de crianças com autismo em idade pré-escolar 

      Santos, Maúcha Sifuentes dos (2007) [Dissertação]
      A coparentalidade é um conceito sistêmico que se refere ao modo com que as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou a coparentalidade em pais (pai/mãe) de crianças com autismo. ...
    • Thumbnail

      Déficit na iniciativa de atenção compartilhada como principal preditor de comportamento social no transtorno do espectro autista 

      Zanon, Regina Basso (2012) [Dissertação]
      Existem duas modalidades de comportamentos de Atenção Compartilhada (AC), os de Resposta (RAC) e os de Iniciativa (IAC). O comprometimento na habilidade de AC é um dos sinais mais robustos do Transtorno do Espectro Autista ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta comunidadeAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS