Mostrar el registro sencillo del ítem
Das relações intertextuais ou do habitar da voz do outro em textos de autoria
dc.contributor.advisor | Zank, Cláudia | pt_BR |
dc.contributor.author | Marasca, Débora Priscila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-03T03:45:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199970 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo investigar junto a estudantes do ensino fundamental através da construção de produções textuais da tipologia narrativa a presença de elementos intertextuais a partir dos conteúdos disponibilizados pela plataforma da provedora de serviços Netflix. O trabalho divide-se em três partes: a primeira versa sobre o desenvolvimento das mídias, principalmente em se tratando da televisão que, na contemporaneidade ainda é apontada como aparelho eletrônico mais utilizado, independente do público-alvo, a segunda disserta sobre o conceito de intertextualidade e a última expõe os dados referentes à configuração do estudo e os resultados obtidos. A pesquisa é desenvolvida em uma abordagem qualitativa, segundo a estratégia de estudo de caso. A coleta de dados foi efetuada em duas turmas de nono ano de uma escola da esfera pública estadual. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram um questionário e a análise da presença de elementos intertextuais a partir dos textos narrativos escritos. O estudo mostra, por fim, que muitos dos estudantes utilizam o conhecimento internalizado para a escrita de textos, principalmente em se tratando da tipologia narrativa, assim sendo, recorrem à memória para recordar aquilo que já visualizaram, ouviram, e isto fica claro em se tratando da verificação da quantidade de sujeitos questionados que assistem ao conteúdo disponibilizado pela Netflix e o utilizam ou afirmam utilizar como embasamento, fonte de inspiração para o desenvolvimento de produções textuais. Portanto, o estudo evidencia a presença da voz do outro nos textos de autoria dos sujeitos da pesquisa, afinal, não há escrita compreendida de forma isolada e sim, a partir do diálogo com outras anteriormente produzidas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to investigate, together with elementary school students through the construction of textual productions of the narrative typology, the presence of intertextual elements from the contents made available by the Netflix service provider platform. The work is divided into three parts: the first one deals with the development of the media, especially in the case of television, which in recent times is considered as the most used electronic device, independent of the target audience, the second dissertation on the concept of intertextuality and the last one exposes the data regarding the configuration of the study and the results obtained. The research is developed in a qualitative approach, according to the case study strategy. The data collection was carried out in two ninth grade classes of a state public sphere school. The research instruments used were a questionnaire and the analysis of the presence of intertextual elements from the written narrative texts. The study shows, finally, that many of the students use the internalized knowledge to write texts, especially when dealing with the narrative typology, so they use the memory to remember what they have visualized, they heard, and this is clear in themselves. trying to verify the amount of questioned individuals that watch the content made available by Netflix and use or claim to use as a base, a source of inspiration for the development of textual productions. Therefore, the study evidences the presence of the voice of the other in the texts written by the research subjects, after all, there is no writing understood in isolation, but rather, from the dialogue with others previously produced. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Intertextuality | en |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Netflix | en |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Media | en |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Interaction | en |
dc.subject | Text | en |
dc.title | Das relações intertextuais ou do habitar da voz do outro em textos de autoria | pt_BR |
dc.title.alternative | The Use Of Google Classroom In Solving Mathematical Problems | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001102623 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)