Show simple item record

dc.contributor.advisorZank, Cláudiapt_BR
dc.contributor.authorMarasca, Débora Priscilapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-03T03:45:42Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199970pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo investigar junto a estudantes do ensino fundamental através da construção de produções textuais da tipologia narrativa a presença de elementos intertextuais a partir dos conteúdos disponibilizados pela plataforma da provedora de serviços Netflix. O trabalho divide-se em três partes: a primeira versa sobre o desenvolvimento das mídias, principalmente em se tratando da televisão que, na contemporaneidade ainda é apontada como aparelho eletrônico mais utilizado, independente do público-alvo, a segunda disserta sobre o conceito de intertextualidade e a última expõe os dados referentes à configuração do estudo e os resultados obtidos. A pesquisa é desenvolvida em uma abordagem qualitativa, segundo a estratégia de estudo de caso. A coleta de dados foi efetuada em duas turmas de nono ano de uma escola da esfera pública estadual. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram um questionário e a análise da presença de elementos intertextuais a partir dos textos narrativos escritos. O estudo mostra, por fim, que muitos dos estudantes utilizam o conhecimento internalizado para a escrita de textos, principalmente em se tratando da tipologia narrativa, assim sendo, recorrem à memória para recordar aquilo que já visualizaram, ouviram, e isto fica claro em se tratando da verificação da quantidade de sujeitos questionados que assistem ao conteúdo disponibilizado pela Netflix e o utilizam ou afirmam utilizar como embasamento, fonte de inspiração para o desenvolvimento de produções textuais. Portanto, o estudo evidencia a presença da voz do outro nos textos de autoria dos sujeitos da pesquisa, afinal, não há escrita compreendida de forma isolada e sim, a partir do diálogo com outras anteriormente produzidas.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this work is to investigate, together with elementary school students through the construction of textual productions of the narrative typology, the presence of intertextual elements from the contents made available by the Netflix service provider platform. The work is divided into three parts: the first one deals with the development of the media, especially in the case of television, which in recent times is considered as the most used electronic device, independent of the target audience, the second dissertation on the concept of intertextuality and the last one exposes the data regarding the configuration of the study and the results obtained. The research is developed in a qualitative approach, according to the case study strategy. The data collection was carried out in two ninth grade classes of a state public sphere school. The research instruments used were a questionnaire and the analysis of the presence of intertextual elements from the written narrative texts. The study shows, finally, that many of the students use the internalized knowledge to write texts, especially when dealing with the narrative typology, so they use the memory to remember what they have visualized, they heard, and this is clear in themselves. trying to verify the amount of questioned individuals that watch the content made available by Netflix and use or claim to use as a base, a source of inspiration for the development of textual productions. Therefore, the study evidences the presence of the voice of the other in the texts written by the research subjects, after all, there is no writing understood in isolation, but rather, from the dialogue with others previously produced.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntertextualityen
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectNetflixen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.subjectTexten
dc.titleDas relações intertextuais ou do habitar da voz do outro em textos de autoriapt_BR
dc.title.alternativeThe Use Of Google Classroom In Solving Mathematical Problems en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102623pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record