Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Caroline Bohrer dopt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Eva Cláudia Santos dept_BR
dc.date.accessioned2019-10-03T03:45:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199964pt_BR
dc.description.abstractO Esta pesquisa tem por objetivo investigar como professores de uma escola municipal de Ensino Fundamental de Porto Alegre utilizam o YouTube como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização. O embasamento teórico contempla o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a introdução das novas tecnologias nesta etapa, o uso do audiovisual e da ferramenta YouTube como recurso pedagógico na prática dos professores alfabetizadores. A metodologia utilizada é qualitativa do tipo estudo de caso e adota como instrumento de coleta de dados um questionário semiaberto aplicado junto aos professores alfabetizadores da escola em que se deu o estudo de caso. Como resultado, concluiu-se que a plataforma de vídeo YouTube favorece o processo ensino e aprendizagem na etapa da alfabetização das crianças. Os participantes da pesquisa a utilizam como ferramenta pedagógica em seus planejamentos e práticas e apontam a sua pertinência para se trabalhar a consciência fonológica no processo de alfabetização. Contudo, encontram-se desafios na incorporação do Youtube nas práticas pedagógicas, referentes à infraestrutura tecnológica disponível na escola, à gestão e a questões pedagógicas. Por fim, considera-se que os professores alfabetizadores da escola pesquisada estão dispostos a inovar no que tange ao aproveitamento das tecnologias para desenvolver o trabalho pedagógico, mas são necessários esforços de diferentes instâncias para que as transformações sejam efetivas e qualifiquem o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as its goal investigate how do teachers from a municipal Elementary School in the city of Porto Alegre use YouTube as a pedagogical tool in the student's literacy process. The theorical basement embraces the literacy process at the initial grades from Elementary School, the introduction of the new technological processes at this step, the audiovisual's and YouTube's uses as a pedagogical resources in the teacher's practical work. The metodology which is used is qualitative from the study case type and uses as its instrument of data collect a half open questionary which is applied along with the literacy teachers from the school where the study has happened. As a result, it's been concluded that the Youtube video plataform favors the teaching and learning process at the children's literacy step. The participants of the research use it as a pedagogical tool in their plannings and practices and appoint its pertinency to work the fonological consciousness in the literacy process. However, challenges are found at the Youtube's incorporation in the practices that refer avaliable technological infrastructure at school, management and pedagogical questions. Lastly, it's considered that the literacy teachers of the researched school are disposed to innovate in the technologies' use to develop their pedagogical practicies, but efforts from different instancies are needed in order that the transformations become effective and qualificate the learning and teaching processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVideoen
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.titlePlataforma de vídeo youtube no processo de alfabetização : um estudo de caso com professores dos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102803pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples