Plataforma de vídeo youtube no processo de alfabetização : um estudo de caso com professores dos anos iniciais
dc.contributor.advisor | Amaral, Caroline Bohrer do | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Eva Cláudia Santos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-03T03:45:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199964 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Esta pesquisa tem por objetivo investigar como professores de uma escola municipal de Ensino Fundamental de Porto Alegre utilizam o YouTube como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização. O embasamento teórico contempla o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a introdução das novas tecnologias nesta etapa, o uso do audiovisual e da ferramenta YouTube como recurso pedagógico na prática dos professores alfabetizadores. A metodologia utilizada é qualitativa do tipo estudo de caso e adota como instrumento de coleta de dados um questionário semiaberto aplicado junto aos professores alfabetizadores da escola em que se deu o estudo de caso. Como resultado, concluiu-se que a plataforma de vídeo YouTube favorece o processo ensino e aprendizagem na etapa da alfabetização das crianças. Os participantes da pesquisa a utilizam como ferramenta pedagógica em seus planejamentos e práticas e apontam a sua pertinência para se trabalhar a consciência fonológica no processo de alfabetização. Contudo, encontram-se desafios na incorporação do Youtube nas práticas pedagógicas, referentes à infraestrutura tecnológica disponível na escola, à gestão e a questões pedagógicas. Por fim, considera-se que os professores alfabetizadores da escola pesquisada estão dispostos a inovar no que tange ao aproveitamento das tecnologias para desenvolver o trabalho pedagógico, mas são necessários esforços de diferentes instâncias para que as transformações sejam efetivas e qualifiquem o processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research has as its goal investigate how do teachers from a municipal Elementary School in the city of Porto Alegre use YouTube as a pedagogical tool in the student's literacy process. The theorical basement embraces the literacy process at the initial grades from Elementary School, the introduction of the new technological processes at this step, the audiovisual's and YouTube's uses as a pedagogical resources in the teacher's practical work. The metodology which is used is qualitative from the study case type and uses as its instrument of data collect a half open questionary which is applied along with the literacy teachers from the school where the study has happened. As a result, it's been concluded that the Youtube video plataform favors the teaching and learning process at the children's literacy step. The participants of the research use it as a pedagogical tool in their plannings and practices and appoint its pertinency to work the fonological consciousness in the literacy process. However, challenges are found at the Youtube's incorporation in the practices that refer avaliable technological infrastructure at school, management and pedagogical questions. Lastly, it's considered that the literacy teachers of the researched school are disposed to innovate in the technologies' use to develop their pedagogical practicies, but efforts from different instancies are needed in order that the transformations become effective and qualificate the learning and teaching processes. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Video | en |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.title | Plataforma de vídeo youtube no processo de alfabetização : um estudo de caso com professores dos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001102803 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)