Importância das mídias digitais para os estudantes com deficiência
dc.contributor.advisor | Franciscatto, Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Barazzetti, Daniela Lunardi Camargo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-03T03:45:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199959 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma análise da importância da informática para aprendizagem dos alunos com deficiência e traz uma reflexão de como o uso na rotina escolar vem proporcionar atividades mais lúdicas e significativas melhorando a autoestima e confiança dos estudantes com deficiência. Também menciona os preceitos teóricos que possibilitam explicar sobre a educação especial e as diferenças, bem como, a necessidade do uso do computador nas escolas, em sala de aula, na sala de recurso tanto no atendimento educacional especializado quanto na sala regular com inclusão, com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Devido às transformações nas ultimas décadas que trazem um mundo digital em nosso cotidiano, vemos que as novas tecnologias têm adquirido um grande espaço em meio à sociedade. A informática inserida na educação favorece sua melhoria, fazendo com que suas variadas ferramentas e programas proporcionem o desenvolvimento, tanto dos estudantes, como dos professores e da escola em geral. O maior objetivo deste trabalho é compreender como se deu a inserção da informática na educação inclusiva, bem como, suas intervenções no cotidiano escolar, mostrando os benefícios para os estudantes com deficiência. Para isso, além de um referencial teórico acerca do tema, foi explorada uma metodologia que pudesse dar suporte ao trabalho de pesquisa realizado. Ao final são apresentadas as principais contribuições (anexos A e B) e observações in loco através da utilização de uma sala de recursos multifuncionais para alunos e professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work presents an analysis of the importance of informatics for learning of students with disabilities and brings a reflection of how the use in the school routine provides more playful and meaningful activities improving the self - esteem and confidence of students with disabilities. It also mentions the theoretical precepts that make it possible to explain about special education and differences, as well as the need to use the computer in schools, in the classroom, in the resource room both in specialized educational services and in the regular room with inclusion, with in order to facilitate the teaching-learning process. Due to the transformations in the last decades that bring a digital world in our daily life, we see that new technologies have acquired a great space in the middle of society. The computer science inserted in the education favors its improvement, making that its varied tools and programs provide the development, of the students, the teachers and the school in general. The main objective of this work is to understand how the insertion of informatics in inclusive education took place, as well as its interventions in the daily school life, showing the benefits for students with disabilities. For this, in addition to a theoretical reference on the subject, a methodology was explored that could support the research work carried out. At the end the main contributions (Annexes A and B) and on-site observations are presented through the use of a multifunction resource room for students and teachers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Special Education | en |
dc.subject | Inclusive Education | en |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Informatics | en |
dc.subject | Education for all | en |
dc.title | Importância das mídias digitais para os estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of digital and printed media in the learning process in Technical Education | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001102574 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)