Blog para produção textual : um estudo de caso em uma classe de EJA
dc.contributor.advisor | Amaral, Caroline Bohrer do | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Dienifer Silveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-03T03:45:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199943 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho apresenta uma pesquisa que trata sobre o uso de um recurso tecnológico, o blog, como um aliado na hora da produção textual em uma classe de segundo ano do ensino médio de Educação de Jovens e Adultos. Realizou-se o projeto pedagógico com os alunos trabalhando em grupos, a escrita foi motivada por textos que a professora propôs, a produção textual foi coletiva e o blog foi acessado do celular dos alunos o que fez com que esse momento da escrita fosse um momento muito mais atrativo para os alunos. Um estudo de caso, a pesquisa qualitativa e o questionário foram utilizados para saber o quê os alunos acharam dessa experiência. Muitos relatam que foi uma nova forma de escrever e que a ferramenta os ajudou na hora da ortografia, mas poucos alunos tinham domínio da ferramenta utilizada. Conclui-se que aulas diferenciadas são possíveis em todos os lugares e que utilizar a internet como uma forma de inclusão sempre é uma boa dica além do trabalho em grupo que proporciona novos debates e maior troca de saberes entre os alunos. Percebeu-se que além de contribuir para a produção, o blog ainda incentivou os alunos a escrever melhor, a debaterem em grupos e os entusiasmou a produzirem textos de suas autorias. Servindo assim para outras pesquisas nesse campo onde tantos assuntos podem ser estudados e pesquisados. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents a research that talks about the use of new technologies, the blog, as an ally at the time of textual production. Thus making this moment of writing a much more attractive time for students. A qualitative research will be used to know what the students found of this experience. Many report that it was a new way of writing and that the tool helped them at the time of spelling. It concludes that differentiated classes are possible everywhere and that using the internet as a form of inclusion is always a good tip. It was realized that in addition to contributing to the production, the blog still encouraged students to write better, to debate in groups and enthusiastic to produce texts of their authorship. Serving as such for other research in this field where so many subjects can be studied and researched. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Text production | en |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Blog | en |
dc.subject | Blog | pt_BR |
dc.subject | Young and adult education | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Digital Technologies | en |
dc.title | Blog para produção textual : um estudo de caso em uma classe de EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001102697 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)