A Transcriação das fronteiras do ensinar : o ensino de geografia sob a ótica da tradução
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho que segue tem como objetivo apresentar o projeto Fronteiras Educação como um exemplo de transcriação voltada para alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental. A partir da ideia de professor-tradutor-artistador, entende-se que o professor pode assumir o protagonismo do ensino, não só de Geografia, mas de quaisquer áreas de conhecimento trabalhadas, seja no ensino básico ou superior. O ato de traduzir e consequentemente transcriar algo permite ao educador, e também ao aluno, o a ...
O trabalho que segue tem como objetivo apresentar o projeto Fronteiras Educação como um exemplo de transcriação voltada para alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental. A partir da ideia de professor-tradutor-artistador, entende-se que o professor pode assumir o protagonismo do ensino, não só de Geografia, mas de quaisquer áreas de conhecimento trabalhadas, seja no ensino básico ou superior. O ato de traduzir e consequentemente transcriar algo permite ao educador, e também ao aluno, o acesso a outras possibilidades de aprendizado. A sala de aula comum, onde se utilizam os livros didáticos, quadro branco (ou verde), classes dispostas em fileiras, há bastante tempo mostra sinais de fracasso e vem pedindo socorro. Os educadores lidam com a falta de prestígio, com a falta de salário e ainda com a falta de interesse. O intuito deste trabalho é mostrar a potência que um professor carrega consigo, é mostrar que existem estudos, mas principalmente iniciativas que comprovam estes estudos. Através da análise do projeto Fronteiras Educação, que existe há dez anos, e também da teoria de que um professor é (deve ser) tradutor, podemos encontrar uma alternativa ao ordinário. ...
Abstract
This study introduces the project Fronteiras Educação as an example of transcreation intended for students who are in the sixth grade or later. From the idea of a translator-performer teacher, it is understood that the teacher can be the protagonist of teaching, not only Geography, but in any other area of knowledge, both in basic and higher education. Translate and consequently transcreate something grants both educator and student the access to other learning possibilities. The usual classroo ...
This study introduces the project Fronteiras Educação as an example of transcreation intended for students who are in the sixth grade or later. From the idea of a translator-performer teacher, it is understood that the teacher can be the protagonist of teaching, not only Geography, but in any other area of knowledge, both in basic and higher education. Translate and consequently transcreate something grants both educator and student the access to other learning possibilities. The usual classroom, with didactic books, whiteboard (or greenboard), classes arranged in rows, have been showing for a long time that it is not suitable anymore and claims for help. Teachers have to deal with no prestige, low income and lack of interest from their students. The goal of this review is to show the power that teachers carry within themselves, to show that there are studies, and mainly that there are initiatives to prove those studies. Through the analysis of Fronteiras Educação, which came to existence ten years ago, and also from the notion that a teacher is (and must be) translator, can we find an alternative way to the ordinary. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Geografia (463)
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