Duolingo, uma alternativa para o ensino da língua inglesa : benefícios e limitações
dc.contributor.advisor | Nunes, Felipe Becker | pt_BR |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Fernanda Lacerda de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-03T03:45:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199919 | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da Língua Inglesa a cada dia que passa se torna um desafio maior para os professores que ensinam essa disciplina. Ao mesmo ponto que há cobranças por melhorias, também precisamos nos reciclar para lidar com essa geração que vive ligada à internet, o que abre a oportunidade para explorar diferentes alternativas, como a gamificação nas aulas, transformando sua aula em quase um jogo para os alunos. A presente monografia teve uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o uso do aplicativo Duolingo em sala de aula, com o intuito de ajudar os alunos com conteúdos e vocabulários da Língua Inglesa. O trabalho oportunizou o uso deste aplicativo nas aulas de aprendizado de Língua Inglesa com alunos de 6º e 7º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes de Sapucaia do Sul/ RS. Foi realizada uma comparação de desempenho entre quatro turmas 6º ano A (sem uso do aplicativo Duolingo) x 6º ano B (com o uso do aplicativo Duolingo/ turma de experimento) e 7º ano A (sem uso do aplicativo Duolingo) x 7º ano B (com uso do aplicativo Duolingo/ turma de experimento). Durante o desenvolvimento do projeto, as turmas que foram de experimento, além da utilização do aplicativo Duolingo, tiveram a sua sala de aula modificada e transformada em um game. De forma geral, os resultados obtidos pelas turmas de experimento, foram mais satisfatórios que as turmas que não utilizaram o aplicativo Duolingo como forma de auxílio nas aulas, inferindo que quando se deixa o aluno animado e à vontade para a aula, obtém-se resultados melhores e mais satisfatórios. | pt_BR |
dc.description.abstract | The teaching of English language with passing day becomes a greater challenge for teachers who teach this discipline. At the same time as there are charges for improvements, we also need to recycle to deal with this generation that lives connected to the internet, which opens up the opportunity to explore different alternatives, such as gamification in classes, turning your class into almost a game for students. The present monograph had a qualitative and quantitative research on the use of the Duolingo application in the classroom, in order to help students with English language content and vocabulary. The study opportunized the use of this application in English language learning classes with 6th and 7th year students of the Municipal School of Fundamental Education Tiradentes de Sapucaia do Sul / RS. A performance comparison was performed between four classes: 6th year A (without use of the Duolingo application) and 6th year B (with the use of the Duolingo application / experiment class) and 7th year A (without use of the Duolingo application) (using the Duolingo application / experiment class). During the development of the project the classes that were of experiment, besides the use of the application Duolingo had its classroom, modified and transformed into a game. In general, the results obtained by the experimental classes were more satisfactory than the classes that didn't use the Duolingo application as a form of aid in the classes, concluding that when the student is left excited and the desire for class, better results are obtained and more satisfactory. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Teaching English Language | en |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira (inglês) | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Duolingo | en |
dc.subject | Gamification | en |
dc.title | Duolingo, uma alternativa para o ensino da língua inglesa : benefícios e limitações | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of media in education and the influence in improving school performance | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001102819 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
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Humanities (1949)