A formação docente e as tecnologias : limites e possibilidades
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Specialization
Title alternative
Teaching formation and technologies : limits and possibilities
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A minha pesquisa está situada em um momento importante no conjunto de investigações que vêm sendo realizadas, pois o fenômeno comunicacional na sociedade mundial e o acelerado processo tecnológico que abrange os mais variados setores da convivência humana, tem sido tema de discussão entre educadores para que se situe na dinâmica dos novos processos de ensino e aprendizagem. E tendo como finalidade acompanhar o impacto na formação docente em relação ao uso das tecnologias levando em consideração ...
A minha pesquisa está situada em um momento importante no conjunto de investigações que vêm sendo realizadas, pois o fenômeno comunicacional na sociedade mundial e o acelerado processo tecnológico que abrange os mais variados setores da convivência humana, tem sido tema de discussão entre educadores para que se situe na dinâmica dos novos processos de ensino e aprendizagem. E tendo como finalidade acompanhar o impacto na formação docente em relação ao uso das tecnologias levando em consideração as diretrizes definidas no PCN. O estudo foi realizado através de entrevistas com professores da rede pública e privada. A motivação desta pesquisa teve como objetivo entender como se dá a formação dos docentes em relação ao uso das tecnologias, quais são os desafios que estão impondo aos profissionais da educação. Levando em consideração as diretrizes definidas no PCN, buscando a compreensão do domínio da tecnologia na educação, e analisar às diferentes alternativas didáticas que vem sendo propostas no contexto das escolas. Visando contribuir para a construção de conhecimentos, numa perspectiva dialética e de sociedade plural. Destacam-se, dentre eles, alguns elementos como: a estrutura de ensino, projetos futuros, suas perspectivas e expectativas. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa empírica com elementos, instrumentos e estratégias que estão contidos em uma abordagem qualitativa. E como metodologia utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Também foi estudada a legislação educacional sobre o tema. Embasando-me nos dados coletados, foi possível compreender que os professores veem nas TIC, uma possibilidade transformadora e determinante para a educação, mas precisamos considerar que ainda existem muitos caminhos para investigar e entender à incorporação de tecnologias nas escolas. ...
Abstract
My research is situated in an important moment in the set of investigations that have been carried out, since the communicational phenomenon in the world society and the accelerated technological process that covers the most varied sectors of the human coexistence, has been the subject of discussion between educators so that in the dynamics of new teaching and learning processes. And with the purpose of monitoring the impact on teacher education in relation to the use of technologies taking int ...
My research is situated in an important moment in the set of investigations that have been carried out, since the communicational phenomenon in the world society and the accelerated technological process that covers the most varied sectors of the human coexistence, has been the subject of discussion between educators so that in the dynamics of new teaching and learning processes. And with the purpose of monitoring the impact on teacher education in relation to the use of technologies taking into account the guidelines defined in the PCN. The study was conducted through interviews with public and private teachers. The motivation of this research was aimed at understanding how the training of teachers in relation to the use of technologies, which are the challenges they are imposing on education professionals. Taking into account the guidelines defined in the NCP, seeking to understand the domain of technology in education, and to analyze the different didactic alternatives that have been proposed in the context of schools. Aiming to contribute to the construction of knowledge, in a dialectical perspective and a plural society. Among them, some elements such as the teaching structure, future projects, their perspectives and expectations stand out. The study is characterized as an empirical research with elements, instruments and strategies that are contained in a qualitative approach. As a methodology, a semi-structured interview script was used. Data analysis was used to analyze the data. Educational legislation on the subject was also studied. Based on the data collected, it was possible to understand that teachers see in ICT a transformative and determinant possibility for education, but we must consider that there are still many ways to investigate and understand the incorporation of technologies in schools. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License