Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Carolina Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorCarlos, Carine Peterpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T03:42:06Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199870pt_BR
dc.description.abstractO trabalho trata do uso de mídias digitais no ensino da língua inglesa, o qual é centro de inúmeras discussões no meio educacional quanto à didática utilizada nas escolas públicas, já que, de modo geral, os índices de aproveitamento demonstrados pelos estudantes são muito baixos. O foco da pesquisa deu-se no uso do Kahoot! uma plataforma digital que permite a criação de vários modelos de atividades/jogos a serem utilizados com os alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa que reuniu dois grupos de alunos para participarem de oficinas de língua inglesa. O primeiro grupo realizou uma tarefa escrita tradicional enquanto que o segundo participou de uma oficina com o Kahoot! a fim de observarem-se quais foram as interações propiciadas pelo mesmo, assim como os resultados obtidos em relação ao aproveitamento e acerto de questões. A coleta dos dados consistiu-se de um comparativo do número de acertos de cada grupo em cada atividade, assim como das respostas dadas pelos alunos em uma ficha de avaliação sobre a atividade que participaram. A análise dos dados, assim como a observação das atividades nos grupos, revelou a fragilidade dos sistemas de recursos humanos e materiais nas escolas públicas, fator determinante para a baixa utilização desse instrumento. Por outro lado, foi possível verificar a receptividade com a qual os alunos acolhem o uso desses dispositivos e o quão necessária é a implementação dessas atividades de maneira cotidiana nas aulas das mais diversas disciplinas. Conclui-se, dessa forma, que a utilização de ferramentas digitais, especialmente do Kahoot!, apresenta-se como uma opção conveniente e eficiente para auxiliar professores de língua inglesa a desenvolver atividades de ensino e aprendizagem com maiores níveis de aproveitamento.pt_BR
dc.description.abstractThe study deals with the use of digital media in English language teaching, which is the center of numerous discussions in the educational environment regarding the didactics used in public schools, as long as, in general, the rates of achievement demonstrated by the students are very low. The focus of the research was on using Kahoot! a digital platform that allows the creation of several models of activities / games to be used with students. So, a research was carried out which brought together two groups of students to participate in English language workshops. The first group performed a traditional written task while the second group participated in a workshop with Kahoot! in order to observe the interactions provided by it, as well as the results obtained in relation to the use and correctness of questions. The data collection consisted of a comparison of the number of correct answers of each group in each activity, as well as the answers given by the students in an evaluation about the activity they had participated. Data analysis, as well as observation of the activities in the groups, revealed the fragility of the human and material resources systems in public schools, a determining factor for the low use of this instrument. On the other hand, it was possible to verify the receptivity with which the students receive the use of these devices and how necessary is the implementation of these activities in a daily way in the classes of the most diverse disciplines. It is concluded that the use of digital tools, especially Kahoot! Application, is a convenient and efficient option to help english teachers to develop teaching and learning activities with higher levels of achievement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.subjectKahooten
dc.subjectEnglish Teachingen
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDigital Mediasen
dc.subjectEducational Technologiesen
dc.titleKAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesapt_BR
dc.title.alternativeKahoot! as a tool in the teaching of english en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102413pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples