O uso de uma rede social digital para produção textual em uma turma multisseriada
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
The use of a social network for tetxual production in a multiseriate class
Assunto
Resumo
Nos últimos anos ocorreram inúmeras transformações no ambiente escolar e as mídias que sempre estiveram presentes na educação formal oportunizaram novas formas de aplicação e de descobertas das tecnologias digitais. Tendo a escola como centro integrador desta comunidade, concerne ao docente discorrer sobre esse novo mundo. Desse modo, objetiva-se neste estudo, analisar o desenvolvimento da produção textual na rede social digital Facebook em uma turma multisseriada. Para tanto, foi realizada uma ...
Nos últimos anos ocorreram inúmeras transformações no ambiente escolar e as mídias que sempre estiveram presentes na educação formal oportunizaram novas formas de aplicação e de descobertas das tecnologias digitais. Tendo a escola como centro integrador desta comunidade, concerne ao docente discorrer sobre esse novo mundo. Desse modo, objetiva-se neste estudo, analisar o desenvolvimento da produção textual na rede social digital Facebook em uma turma multisseriada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com os educandos de uma turma multisseriada de 8º e 9º ano em uma escola de Ensino Fundamental do município de Triunfo/RS. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados dois questionários, a observação e a produção de texto na rede social digital Facebook. Os dados coletados comprovam a importância de inserir uma rede social digital ampliando as possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, ressaltando a importância de planejamentos diversificados. A produção textual neste sentido pode oportunizar distintas formas para ampliar o conhecimento e informações, visto que a escrita em redes sociais é considerado um tipo de texto, que pode ser explorado também no âmbito educacional. ...
Abstract
In recent years there have been numerous changes in the school environment and the media that have always been present in formal education have given opportunities for new ways of applying and discovering digital technologies. Having the school as the integrating center of this community, it is up to the teacher to discuss this new world. Thus, the objective of this study is to analyze the development of textual production in the digital social network Facebook in a multi-series classroom. For ...
In recent years there have been numerous changes in the school environment and the media that have always been present in formal education have given opportunities for new ways of applying and discovering digital technologies. Having the school as the integrating center of this community, it is up to the teacher to discuss this new world. Thus, the objective of this study is to analyze the development of textual production in the digital social network Facebook in a multi-series classroom. For that, a qualitative research was conducted, characterized as a case study, with the students of a multi-grade group of 8th and 9th grade in a primary school in the city of Triunfo / RS. As research instruments were used two questionnaires, the observation and the production of text in the social network digital Facebook. The data collected prove the importance of inserting a digital social network, expanding possibilities in the teaching and learning process, emphasizing the importance of diversified planning. The textual production in this sense can offer different ways to increase knowledge and information, since writing in social networks is considered a type of text, which can also be explored in the educational field. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License