Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSonego, Anna Helena Silveirapt_BR
dc.contributor.authorQuadros, Camila da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T03:41:56Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199860pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos ocorreram inúmeras transformações no ambiente escolar e as mídias que sempre estiveram presentes na educação formal oportunizaram novas formas de aplicação e de descobertas das tecnologias digitais. Tendo a escola como centro integrador desta comunidade, concerne ao docente discorrer sobre esse novo mundo. Desse modo, objetiva-se neste estudo, analisar o desenvolvimento da produção textual na rede social digital Facebook em uma turma multisseriada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com os educandos de uma turma multisseriada de 8º e 9º ano em uma escola de Ensino Fundamental do município de Triunfo/RS. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados dois questionários, a observação e a produção de texto na rede social digital Facebook. Os dados coletados comprovam a importância de inserir uma rede social digital ampliando as possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, ressaltando a importância de planejamentos diversificados. A produção textual neste sentido pode oportunizar distintas formas para ampliar o conhecimento e informações, visto que a escrita em redes sociais é considerado um tipo de texto, que pode ser explorado também no âmbito educacional.pt_BR
dc.description.abstractIn recent years there have been numerous changes in the school environment and the media that have always been present in formal education have given opportunities for new ways of applying and discovering digital technologies. Having the school as the integrating center of this community, it is up to the teacher to discuss this new world. Thus, the objective of this study is to analyze the development of textual production in the digital social network Facebook in a multi-series classroom. For that, a qualitative research was conducted, characterized as a case study, with the students of a multi-grade group of 8th and 9th grade in a primary school in the city of Triunfo / RS. As research instruments were used two questionnaires, the observation and the production of text in the social network digital Facebook. The data collected prove the importance of inserting a digital social network, expanding possibilities in the teaching and learning process, emphasizing the importance of diversified planning. The textual production in this sense can offer different ways to increase knowledge and information, since writing in social networks is considered a type of text, which can also be explored in the educational field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTextual productionsen
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFacebooken
dc.titleO uso de uma rede social digital para produção textual em uma turma multisseriadapt_BR
dc.title.alternativeThe use of a social network for tetxual production in a multiseriate class en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102086pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem