Inventário das virtudes : valor e princípio na proteção da arquitetura moderna brasileira
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A abordagem sobre a validez de critérios em arquitetura nas tomadas de decisão sobre bens que devem ou não constituir patrimônio, diz respeito às argumentações especializadas, não empíricas, tendo em vista considerar o bem imóvel como instrumento cultural que representa valor, formalmente, pela sua essência e significado, sem regulá-lo a tempo, espaço ou percepção afetiva. Defender o valor artístico intrínseco como sendo de maior autoridade nas tomadas de decisão sobre a proteção e preservação ...
A abordagem sobre a validez de critérios em arquitetura nas tomadas de decisão sobre bens que devem ou não constituir patrimônio, diz respeito às argumentações especializadas, não empíricas, tendo em vista considerar o bem imóvel como instrumento cultural que representa valor, formalmente, pela sua essência e significado, sem regulá-lo a tempo, espaço ou percepção afetiva. Defender o valor artístico intrínseco como sendo de maior autoridade nas tomadas de decisão sobre a proteção e preservação do patrimônio material imóvel, investigando, pois, critérios de valor em arquitetura com vistas a definir algum grau de consenso coletivo, técnico, especializado, reduzindo o arbítrio nas concessões de mérito de proteção é o mote desta pesquisa. Pesquisa qualitativa, tendo como base a leitura dos tratados clássicos de Vitrúvio e Alberti, sustentados por critérios de qualidade em arquitetura – virtudes –, e orientados à faculdade intelectual que permite instruir e regular as condutas projetuais. Conhecidas as razões pelas quais a arquitetura resulta em correção e adequação, coube examiná-la à luz do significado, qualidade interna que desperta admiração e reverência, dando-lhe, além de dignidade, sentido. John Ruskin e Aloïs Riegl foram os autores que categorizaram essa arquitetura de estima ou sentido – os monumentos. Vencida a fundamentação teórica, o próximo passo foi verificar as premissas estudadas em cinco exemplares da arquitetura moderna brasileira que tornaram-se monumentos, antecipadamente, por meio da chancela do tombamento outorgada em razão de seus princípios. Constatou-se em cada um destes monumentos, inúmeros critérios de qualidade, sendo que cinco critérios, virtudes, mantiveram-se invariáveis, mesmo tratando-se de tipos distintos – edifícios religiosos e arquitetura pública profana. As cinco virtudes, reunidas em inventário, a partir da análise qualitativa dos Cinco Modernos, mostrou não apenas ser possível, mas garantido, apreciar o mérito dos bens imóveis analisando exclusivamente seu valor artístico intrínseco, ou seja, com foco no edifício. ...
Abstract
The approach on the validity of architectural criteria in decision-making on assets that should or should not constitute equity refers to specialized, non-empirical arguments, with a view to considering the property as a cultural instrument that represents value formally by its essence and meaning without regulating it in time, space or affective perception. To defend the intrinsic artistic value as being more authoritative in decision-making on the protection and preservation of immovable mate ...
The approach on the validity of architectural criteria in decision-making on assets that should or should not constitute equity refers to specialized, non-empirical arguments, with a view to considering the property as a cultural instrument that represents value formally by its essence and meaning without regulating it in time, space or affective perception. To defend the intrinsic artistic value as being more authoritative in decision-making on the protection and preservation of immovable material heritage, investigating, therefore, criteria of value in architecture with a view to defining some degree of collective, technical and specialized consensus, reducing agency in the protection merit awards is the motto of this research. Qualitative research, based on the reading of the classic treatises of Vitruvius and Alberti, supported by criteria of quality in architecture - virtues -, and oriented to the intellectual faculty that allows to instruct and regulate the projects conducts. Knowing the reasons why architecture results in correctness and appropriateness, it was necessary to examine it in the light of meaning, internal quality that arouses admiration and reverence, giving it, besides dignity, meaning. John Ruskin and Aloïs Riegl were the authors who categorized this architecture of esteem or meaning - the monuments. Once the theoretical basis was overcome, the next step was to verify the premises studied in five examples of modern Brazilian architecture that became monuments in advance, by the formal recognition of heritage, granted by reason of the personal sensitivity of the moderns who worked in the division responsible for the safeguard. However, in each of these monuments, there were numerous quality criteria, not always explained in the technical opinions. Of these, five criteria or five virtues, remained unchanged, even in the case of distinct types, religious buildings and profane public architecture. The five virtues, then gathered in inventory from the qualitative analysis of the Five Moderns, showed not only to be guaranteed, but necessary to appreciate the merit of real estate by analyzing its intrinsic artistic value, that is, focusing exclusively on the building. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Arquitetura (392)
Este item está licenciado na Creative Commons License