Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBeiler, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorOsorio, Andréa Ketzerpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T03:47:23Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199582pt_BR
dc.description.abstractEssa monografia propõe uma metodologia de trabalho para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental que frequentam a EMEF de surdos bilíngue Salomão Watnick, em Porto Alegre, RS. Pretende-se aqui apresentar uma metodologia que auxilie na inclusão digital e social do aluno surdo através do uso de TICs nas aulas de geografia, com o objetivo de que eles construam conceitos importantes para a disciplina; criem ferramentas de autoria e façam uso de redes sociais, com o objetivo de desenvolver novas possibilidades de interação com outros grupos de surdos e com o mundo ouvinte, ao mesmo tempo que estejam apropriando-se mais intensamente da língua portuguesa, importante canal de interação com o mundo ouvinte, tendo para isso como pano de fundo suas leituras de mundo sobre as paisagens do lugar onde moram e do bairro da escola. Para isso, contextualiza o conceito de surdez no Brasil, traz uma abordagem sobre a importância da escola bilíngue e discorre sobre possibilidades do uso de TICs em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph proposes a methodology of work for deaf students of the final years of elementary school attending the EMEF of bilingual deaf Salomão Watnick, in Porto Alegre, RS. The aim here is to present a methodology that assists in the digital and social inclusion of the deaf student through the use of ICTs in geography classes, with the objective that they construct important concepts for the discipline; create authoring tools and make use of social networks, with the aim of developing new possibilities for interaction with other groups of deaf people and with the listener world, while at the same time appropriating more intensively the Portuguese language, an important channel of interaction with the listener world, having for that in the background their world readings about the landscapes of the place where they live and the neighborhood of the school. To this end, it contextualizes the concept of deafness in Brazil, brings an approach on the importance of bilingual school and discusses possibilities of the use of ICTs in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation and Communication Technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeography teaching for deaf studentsen
dc.subjectInclusion of the deaf studenen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação na construção do conceito de espaço geográfico pelo aluno surdopt_BR
dc.title.alternativeThe information and communication technologies in the construction of concept geographic space by the deaf student en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101597pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples