Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCattani, Airtonpt_BR
dc.contributor.authorFetter, Sandro Robertopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T03:45:46Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199539pt_BR
dc.description.abstractEm tempos de hegemonia digital na vida contemporânea, a questão da escrita adquire grande importância, tanto sob o aspecto da produção de conteúdo (o que se escreve), quanto sob o aspecto operacional (como se escreve). Especificamente em relação às questões operacionais, observa-se que a letra manual pode estar ficando obsoleta. Diante do impacto das novas mídias, antigos modelos caligráficos, que apoiam a aquisição da escrita manual na escola, precisam ser revistos e estudados, buscando facilitar a conquista de uma letra pessoal legível, rápida, simples e adequada aos novos tempos. Este é o escopo da presente pesquisa: o desenvolvimento de uma família tipográfica digital para o apoio no ensino da escrita manual na escola brasileira do século XXI. Para embasar a proposta, foi empreendida ampla revisão de literatura sobre os modelos caligráficos históricos, bem como sobre os principais projetos tipográficos contemporâneos adotados para o ensino da escrita manual; foi realizado também levantamento de requisitos, a partir de entrevistas com professoras alfabetizadoras, em diferentes contextos de ensino, na cidade de Porto Alegre, e uma análise técnica das fontes internacionais mais utilizadas, nos dias de hoje, com este fim. A partir disso, foi desenvolvida a família de tipos digitais intitulada Letra Brasileira. Testada, avaliada e chancelada por especialistas em design e educação, ela busca contribuir para o ensino da escrita manual escolar e para a acessibilidade de recursos didáticos, em sintonia com os dias atuais.pt_BR
dc.description.abstractIn times of digital hegemony in contemporary life, the question of writing becomes very important, both in terms of the production of content (what is written) and the operational aspect (how it is written). Specifically, regarding operational issues, it is noted that handwriting may be becoming obsolete. In the face of the impact of new media in personal writing, old calligraphic models, which support the acquisition of handwriting in school, need to be reviewed and studied, seeking to facilitate the achievement of a readable, quick, simple and adequate personal handwriting to new Times. This is the scope of the present research: the development of a digital type family to support the teaching of handwriting in the Brazilian school of the 21st century. To support the proposal, a broad bibliographical review was carried out on the historical calligraphic models and the main contemporary typeface projects adopted for the teaching of manual writing; it was also carried out a survey of users requirements, based on interviews with literacy teachers in different teaching contexts, in the city of Porto Alegre, and a technical analysis of the main international sources used to support the teaching of handwriting. From this, the family of digital types was developed entitled Letra Brasileira. Tested, evaluated and sanctioned by experts in type design and education, it seeks to contribute to the teaching of handwriting at school and the accessibility of didactic resources, in line with the present day.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTipografiapt_BR
dc.subjectHandwritingen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectHandwriting teaching in Brazilen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectType designen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleLetra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manualpt_BR
dc.title.alternativeLetra Escolar Brasileira: design of a typeface family for the teaching of handwritingen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001100467pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples