Análise da plataforma "Youtube" como fonte de informações sobre odontologia hospitalar e odontologia em pacientes oncológicos
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Youtube platform analysis as source of information about hospitalar odontology and oncologic dentistry
Assunto
Resumo
O Youtube ocupa a posição de terceiro site mais visitado no mundo, sendo de livre acesso e com amplo conteúdo disponível. Frente às incertezas do tratamento odontológico durante a internação hospitalar ou tratamento oncológico é natural que pacientes e familiares utilizem-se deste recurso para esclarecer suas dúvidas. Devido à ampla capacidade de divulgação de informações sobre saúde bucal sem necessariamente um controle de qualidade ou embasamento científico preocupamo-nos com a veracidade e q ...
O Youtube ocupa a posição de terceiro site mais visitado no mundo, sendo de livre acesso e com amplo conteúdo disponível. Frente às incertezas do tratamento odontológico durante a internação hospitalar ou tratamento oncológico é natural que pacientes e familiares utilizem-se deste recurso para esclarecer suas dúvidas. Devido à ampla capacidade de divulgação de informações sobre saúde bucal sem necessariamente um controle de qualidade ou embasamento científico preocupamo-nos com a veracidade e qualidade do conteúdo exposto. Este estudo tem como objetivo analisar qualitativamente o conteúdo sobre os temas odontologia hospitalar e odontologia para pacientes oncológicos em língua portuguesa disponíveis nesta plataforma. Foram selecionados os 60 primeiros vídeos de cada um dos temas e conforme os critérios de inclusão e exclusão obteve-se uma amostra de 25 vídeos sobre odontologia hospitalar (grupo 1) e 29 sobre odontologia em pacientes oncológicos (grupo 2). A amostra foi analisada e classificada por dois avaliadores. Quanto aos vídeos do grupo 1 notou-se que 56% eram de origem de canais universitários, organizações profissionais ou agencias de notícias. Houve relação entre a origem e o número de visualizações e likes. Quanto aos vídeos do grupo 2, notou-se que 65% eram de origem de usuários independentes, sites de saúde ou anúncios médicos, principalmente pela alta presença de relatos pessoais. Houve relação entre duração e confiabilidade – vídeos mais longos mostraram-se mais confiáveis. A partir da análise, constatou-se que, em geral, os vídeos apresentam pouca qualidade, utilidade e confiabilidade, esclarecendo que mais vídeos com embasamento científico devem ser publicados. ...
Abstract
Youtube ocupies the third position with more views around the world, with free access and extensive online content available. Against the uncertainties of a dental treatment during an hospitalation or oncology treatment, its natural to a pacient and family to use this resource to clarify doubts. Due to the wide dissemination capacity of information about oral health without necessarily a quality control or scientific basis, we are concerned with the truth and quality of the content exposed. The ...
Youtube ocupies the third position with more views around the world, with free access and extensive online content available. Against the uncertainties of a dental treatment during an hospitalation or oncology treatment, its natural to a pacient and family to use this resource to clarify doubts. Due to the wide dissemination capacity of information about oral health without necessarily a quality control or scientific basis, we are concerned with the truth and quality of the content exposed. The objective of this study is to analyze qualitatively contents about hospital dentistry and dentistry for Portuguese cancer patients available on this platform. Where selected the first sixty videos of each topic and according to the inclusion and exclusion criteria we obtained a sample of 25 videos about hospital dentistry (group 1) and twenty one about dentistry in patients with cancer (group 2). The sample was evaluated and classified by two residents in Stomatology. As for the videos of group 1 it was noticed that 56% were of university channels, professional organizations or news agencies. There was a relation between the origin and number of views and likes. Regarding the videos of group 2, videos of group 2 we notice 65 % where from independent users, Healthy sites or medical announcement, mainly due to the high presence of personal reports. There was a relationship between duration and reliability - longer videos were more reliable. From the analysis, it was verified, in general, the videos present little quality, utility and reliability, clarifying that more videos with scientific background should be published. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Especialização em Residência integrada em saúde bucal.
Coleções
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Ciências da Saúde (1509)
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