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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Simone Santos dept_BR
dc.contributor.authorTubino, Bibiana da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:50:17Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199290pt_BR
dc.description.abstractO Este trabalho é resultado de uma análise documental obtida a partir do Relatório Final e Caderno de registro, gerados no Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com um grupo de 11 crianças na turma de berçário, com faixa etária entre 1 e 2 anos, em escola conveniada, localizada na área central do município de Porto Alegre/RS. Dessa maneira, a presente pesquisa trata-se de um estudo de caso com caráter qualitativo, em que foram propostas diversas experiências práticas às crianças, conforme suas necessidades e demandas. Com base nas observações das práticas experienciadas pelas crianças, identificou-se a temática central deste trabalho de conclusão de curso: o processo de “Desemparedamento”; termo cunhado pela professora Léa Tiriba (2005, 2010, 2018), o qual faz referência ao movimento de reconexão com a natureza na educação infantil, extrapolando os limites das salas de aula (explorando os espaços externos). A partir da descoberta desse conceito, foi necessário estabelecer uma compreensão de seus efeitos sobre a prática pedagógica ao longo do estágio obrigatório curricular, uma vez que as reações apresentadas pelos envolvidos nas propostas foram divergentes. Se por um lado, as crianças encararam essas experiências de maneira prazerosa, os adultos mostraram-se resistentes, em especial, quando as propostas envolviam, segundo eles, “sujeira”, “bagunça” e “barulho”. Por fim, identificou-se através do presente trabalho que o processo de desemparedamento vivenciado nos limites da pesquisa em questão possibilitou não só a superação de ideias pré-concebidas por parte dos adultos envolvidos como também proporcionou mudanças positivas nas relações de toda a comunidade escolar, respeitando o direito das crianças de estarem em contato com a natureza.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.titleO processo de desemparedamento vivenciado na prática pedagógica do estágio curricularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100422pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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