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dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Ernani Luiz Vittorazzi dept_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:50:09Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199279pt_BR
dc.description.abstractPara realização desta pesquisa construo um percurso de inserção numa comunidade quilombola apresentando a Mancala, jogo ancestral do continente africano e que é repleto de símbolos que referem saberes e fazeres desses povos, aos jovens educandos presentes daquele coletivo. A Mancala demanda do jogador a construção de fundamentos matemáticos para a elaboração de jogadas que resultem em vantagem para si, favorecendo o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e oportunizando uma atividade criativa e lúdica. Esta monografia recupera algumas lutas do Movimento Negro visando valorizar a obrigatoriedade da inserção no Ensino Fundamental e Médio de temas relacionados com a história e cultura da África. Desenvolvi uma pesquisa qualitativa do tipo Participante que visou responder como o jogo Mancala pode ser utilizado como recurso pedagógico para instigar a reflexão sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros, e quais desses valores são percebidos pelos educandos. Concluo que os jovens se envolveram na ação desenvolvida refletindo e encontrando as conexões entre a Mancala e os valores civilizatórios, e que a inserção se configura como uma oportunidade de ação educativa que visa contribuir com a formação para um mundo menos desigual.pt_BR
dc.description.abstractIn order to carry out this research, I construct a course of insertion in a quilombola community presenting the Mancala, ancestral game of the African continent and that is full of symbols that refer to the knowledge and actions of these peoples, to the young educandos present of that collective. Mancala demands that the player build mathematical fundamentals for the elaboration of moves that result in advantage for him, favoring the development of problem solving skills and providing a creative and playful activity. This monograph recovers some struggles of the Black Movement aiming to value the compulsory insertion in Elementary and Middle School of subjects related to the history and culture of Africa. I develop a qualitative research of the type Participant that aims to respond as the game Mancala can be used as a pedagogical resource to instigate the reflection on the Afro-Brazilian civilizational values, and which of these values are perceived by the students. I conclude that the young people were involved in the action developed reflecting and finding the connections between Mancala and civilizational values, and that the insertion is configured as an opportunity for educational action that aims to contribute to the formation of a less unequal world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMovimento negropt_BR
dc.subjectBlack Movementen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematicen
dc.subjectMancalaen
dc.subjectJogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividadespt_BR
dc.subjectQuilomboen
dc.titleOs valores civilizatórios afro-brasileiros e o jogo mancalapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100726pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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