Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Francini Rosapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:49:58Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199267pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia, de caráter qualitativo, traduz-se em uma análise documental, sendo o principal documento de análise, o Diário de Classe, construído durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS. Abordando questões acerca de recursos didáticos, especificamente, folhas estruturadas, o objetivo do estudo é identificar quais princípios do design foram empregados na produção das folhas estruturadas e como as habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita puderam ser exploradas na alfabetização a partir da elaboração das propostas didáticas em foco nessas folhas. No referencial teórico, são apresentadas discussões conceituais das áreas de alfabetização, design e profissionalização da formação docente. A partir do material empírico focalizado, foram elaborados dois eixos analíticos: 1) Design Pedagógico e 2) Mobilização das habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita. No primeiro reflete-se sobre o emprego de princípios básicos do design, como alinhamento, proximidade e repetição, além do tipo de fonte, espaçamento e usos de imagens aplicados. O segundo dedica-se à análise da exploração dos três níveis da consciência fonológica expostos por Magda Soares (consciência de rimas e aliterações; consciência silábica e consciência fonêmica) nas atividades presentes nas folhas estruturadas e ao exame da utilização de estratégias de leitura e escrita. As análises apontam que o emprego adequado dos princípios do design interfere na qualidade gráfica dos materiais, influenciando na compreensão das atividades. Além disso, evidenciam a importância da exploração e desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em sala de aula, para a aprendizagem inicial da língua escrita – a alfabetização. A necessidade de realização de intervenções sobre as propostas de cada folha estruturada e do encadeamento entre elas também foram achados do estudo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDiário de classept_BR
dc.titleDesign pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100571pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples