Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização
dc.contributor.advisor | Piccoli, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Francini Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T03:49:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199267 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia, de caráter qualitativo, traduz-se em uma análise documental, sendo o principal documento de análise, o Diário de Classe, construído durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS. Abordando questões acerca de recursos didáticos, especificamente, folhas estruturadas, o objetivo do estudo é identificar quais princípios do design foram empregados na produção das folhas estruturadas e como as habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita puderam ser exploradas na alfabetização a partir da elaboração das propostas didáticas em foco nessas folhas. No referencial teórico, são apresentadas discussões conceituais das áreas de alfabetização, design e profissionalização da formação docente. A partir do material empírico focalizado, foram elaborados dois eixos analíticos: 1) Design Pedagógico e 2) Mobilização das habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita. No primeiro reflete-se sobre o emprego de princípios básicos do design, como alinhamento, proximidade e repetição, além do tipo de fonte, espaçamento e usos de imagens aplicados. O segundo dedica-se à análise da exploração dos três níveis da consciência fonológica expostos por Magda Soares (consciência de rimas e aliterações; consciência silábica e consciência fonêmica) nas atividades presentes nas folhas estruturadas e ao exame da utilização de estratégias de leitura e escrita. As análises apontam que o emprego adequado dos princípios do design interfere na qualidade gráfica dos materiais, influenciando na compreensão das atividades. Além disso, evidenciam a importância da exploração e desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em sala de aula, para a aprendizagem inicial da língua escrita – a alfabetização. A necessidade de realização de intervenções sobre as propostas de cada folha estruturada e do encadeamento entre elas também foram achados do estudo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Diário de classe | pt_BR |
dc.title | Design pedagógico : análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001100571 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License