Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Matos, Larissa Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T03:49:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199241 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre as contribuições do método Montessori para a pedagogia contemporânea. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma turma de primeiro ano de escola montessoriana de Porto Alegre, tendo a observação e o registro em Diário de Campo como ferramentas metodológicas. Os eixos de análise são o ambiente, a gestão e o processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano. A pesquisa apresenta aspectos relevantes do método proposto por Montessori no final do século XIX e início do século XX, articulando estas informações com as observações realizadas na turma de primeiro ano e outros referenciais teóricos. A gestão da sala de aula no Método Montessori combina organização e disciplina ao mesmo tempo em que disponibiliza à criança um arsenal de possibilidades novas e inexploradas. As ideias de Maria Montessori sobre alfabetização vão ao encontro do método fônico, enfatizando a importância do aprendizado dos fonemas no processo de decodificação. Embora o método fônico tenha suas comprovações científicas no que se refere aos alunos aprenderem de forma mais rápida, o que justifica a preferência da autora, a Escola Flor de Liz julgou serem necessárias atualizações ao método, adaptando-o a um contexto atual. Ao finalizar essa pesquisa, concluo que não é possível uma metodologia conter em si mesma toda a verdade sobre qual seja a melhor forma de ensinar, pois é a junção de muitas ideias que enriquece a prática docente. Todavia, é importante que tomemos conhecimento de diversas metodologias e reconheçamos as suas contribuições pertinentes ao ensino, tal como o método Montessori, que colaborou com os avanços pedagógicos em seu tempo, com princípios que até hoje ecoam na educação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Metodo montessori | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.title | Método Montessoriano : gestão da sala de aula e alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001100596 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)