Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.contributor.authorBurguêz, Volnipt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:49:06Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199205pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as aprendizagens adquiridas durante o estágio curricular, a partir das experiências em sala de aula, para reconhecer os saberes na formação docente. Para tanto, promove-se uma reflexão teórica buscando compreender os conceitos Educação de Jovens e adultos (EJA), inclusão e a constituição dos saberes docentes inspirando-se principalmente nos estudos de Suzana Schwartz, Paulo Freire, Jean Piaget entre outros. Como material empírico utilizou-se os registros do diário de classe elaborado no período de estágio curricular, realizado de agosto a dezembro de 2018, composto por: planejamento das aulas, produções dos estudantes nas atividades desenvolvidas e reflexões sobre os resultados alcançados. A análise permitiu constatar: (1) a afetividade como potencializadora do processo de alfabetização, considerando que pode auxiliar para desconstruir a hostilidade e as diferenças, deixando de lado as limitações e direcionando as ações pedagógicas para o potencial de cada um; (2) a família como propulsora (ou não) das aprendizagens dos alunos, uma vez que trazendo-a para o convívio escolar pode compreender os processos diferenciados de aprendizagem dos seus filhos, agora estudantes, e (3) a articulação entre os conteúdos curriculares e os saberes pedagógicos da docência para realizar propostas pedagógicas diferenciadas e focadas nos potenciais de cada um. Em síntese, as reflexões durante o estágio e neste Trabalho de Conclusão de Curso mostraram que é preciso apostar nas potencialidades e secundarizar as limitações dos estudantes incluídos com necessidades especiais na EJA, bem como manter uma formação continuada do professor, estimulando-o a se manter informado com as lições aprendidas e desenvolvidas a cada dia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleAprendizagens docentes mobilizadas para um olhar inclusivo na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100902pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem