Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho apresenta a importância do planejamento de atividades de produção de texto desafiadoras e com significado. Este trabalho de pesquisa surge a partir do projeto de prática de ensino que elaborei e executei durante o estágio. A intenção é refletir sobre o planejamento da produção de textos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando a importância da construção de um planejamento de produção textual e valorizando práticas que desafiem os alunos e os motivem à escrita. ...
O presente trabalho apresenta a importância do planejamento de atividades de produção de texto desafiadoras e com significado. Este trabalho de pesquisa surge a partir do projeto de prática de ensino que elaborei e executei durante o estágio. A intenção é refletir sobre o planejamento da produção de textos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando a importância da construção de um planejamento de produção textual e valorizando práticas que desafiem os alunos e os motivem à escrita. Analiso três planejamentos propostos a partir de três intenções pedagógicas: a produção escrita coletiva, o assunto do momento e a motivação. O trabalho se caracteriza como estudo de caso pelo fato desses planejamentos terem sido aplicados em uma turma de 4º do ano do ensino fundamental. Para amparar minhas escolhas e estudos foram utilizados documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017), e as ideias de autores como Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant’Anna (1992), Beatriz Cardoso e Madza Ednir (2004), João Wanderley Geraldi (2006), Maria Isabel H. Dalla Zen (2011) Luciana Piccoli e Patrícia Camini (2012), Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2017) além dos trabalhos de conclusão de Marli Joaquim da Silva (2011) e Carlisa Andrade Fortes (2016). As análises dos planejamentos reafirmam a real importância de um planejamento pautado na produção de textos, quando trabalhados de forma intencional contendo assuntos do cotidiano dos alunos, com recursos diversificados e leitores diferentes fazem com que os alunos não sofram para escrever e acabem gostando da ideia de produzir textos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1396)
Este item está licenciado na Creative Commons License