Mostrar el registro sencillo del ítem
Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Nunes, Marília Forgearini | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Caroline da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T03:49:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199200 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta a importância do planejamento de atividades de produção de texto desafiadoras e com significado. Este trabalho de pesquisa surge a partir do projeto de prática de ensino que elaborei e executei durante o estágio. A intenção é refletir sobre o planejamento da produção de textos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando a importância da construção de um planejamento de produção textual e valorizando práticas que desafiem os alunos e os motivem à escrita. Analiso três planejamentos propostos a partir de três intenções pedagógicas: a produção escrita coletiva, o assunto do momento e a motivação. O trabalho se caracteriza como estudo de caso pelo fato desses planejamentos terem sido aplicados em uma turma de 4º do ano do ensino fundamental. Para amparar minhas escolhas e estudos foram utilizados documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017), e as ideias de autores como Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant’Anna (1992), Beatriz Cardoso e Madza Ednir (2004), João Wanderley Geraldi (2006), Maria Isabel H. Dalla Zen (2011) Luciana Piccoli e Patrícia Camini (2012), Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2017) além dos trabalhos de conclusão de Marli Joaquim da Silva (2011) e Carlisa Andrade Fortes (2016). As análises dos planejamentos reafirmam a real importância de um planejamento pautado na produção de textos, quando trabalhados de forma intencional contendo assuntos do cotidiano dos alunos, com recursos diversificados e leitores diferentes fazem com que os alunos não sofram para escrever e acabem gostando da ideia de produzir textos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Produção de textos | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001100430 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)