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dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorBarzan, Tainá Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:48:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199171pt_BR
dc.description.abstractAs relações de gênero em nossa sociedade ainda são muito desiguais. As representações (re)produzidas pela mídia, por amigos e familiares, em nossas casas, nas ruas e nas escolas fabricam verdades sobre homens, mulheres e matemática. O presente trabalho discute sobre essas verdades e propõem uma reflexão sobre o que é ser menina/mulher, menino/homem dentro da sala de aula de matemática. Visando responder a pergunta “quais representações de gênero, em relação à Matemática, alunos do Ensino Fundamental carregam consigo?”, foram realizadas duas oficinas com a metodologia de resolução de problemas, uma roda de conversa sobre as atividades rotineiras em que se utiliza matemática e a aplicação de um questionário com perguntas abertas para identificar como os(as) alunos(as) se relacionam com a matemática. A amostra é composta de 22 alunos, sendo 11 meninas e 11 meninos, do 6º ano de uma escola regular de Ensino Fundamental de Porto Alegre. A partir dos dados coletados foi possível verificar que, na amostra pesquisada, as representações de gênero são reproduzidas por esses(as) alunos(as) na sala de aula de matemática, influenciando nas modos como meninos e meninas se relacionam com a matemática construindo uma matemática do feminino e, outra matemática, do masculino.pt_BR
dc.description.abstractGender relations in our society are still very unequal. The representations (re)produced by the media, by friends and family, in our homes, on the streets and in schools, make truths about men, women and math. The present work discusses these truths and proposes a reflection on what it is to be a girl/woman, boy/man within the mathematics classroom. In order to answer the question “What gender representations, in relation to Mathematics, elementary school students carry with them?”, two workshops were conducted with the problem-solving methodology, a chatting circle about routine math activities and the application of an open questionnaire to identify how students relate to mathematics. The sample consists of 22 students, 11 girls and 11 boys, from the 6th grade of a regular elementary school in Porto Alegre. From the collected data it was possible to verify that, in the researched sample, gender representations are reproduced by these students in the mathematics classroom, influencing the way that boys and girls relate to math by building a math of the female and another math of the male.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGender and Mathematicsen
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectGender Representationsen
dc.titleMatemática escolar : uma questão de gênero?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100938pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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