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dc.contributor.authorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorNakayama, Marina Keikopt_BR
dc.contributor.authorPilla, Bianca Smithpt_BR
dc.contributor.authorHaro, Daniel Garciapt_BR
dc.contributor.authorBinotto, Erlainept_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:12:11Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn1413-2311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19915pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é a identificação de critérios e indicadores para avaliação de programas de treinamento virtual utilizados em empresas, considerando-se, especificamente, o treinamento a distância realizado com base na Internet, neste trabalho denominado como “treinamento virtual”. A escolha de tal temática justifica-se pelas atuais dificuldades enfrentadas pelas empresas no que concerne à avaliação de treinamento, especialmente treinamento virtual, bem como com relação à vinculação entre os resultados destes programas e os resultados globais obtidos pelas empresas. Neste contexto, o estudo parte de um referencial teórico abordando os seguintes temas: perspectivas de treinamento e desenvolvimento; estrutura e avaliação de treinamento virtual, com ênfase no modelo de avaliação de quatro níveis de Kirkpatrick (1998); e definição de indicadores sob as ópticas da Qualidade (TAKASHINA e FLORES, 1995; CAMARGO, 2000) e do Balanced Scorecard (KAPLAN e NORTON, 1997), o que originou um modelo conceitual de avaliação. A partir deste modelo, realizou-se uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas com especialistas em Informática e Informática na Educação e análise de casos organizacionais de aplicação de Educação a Distância (EAD). Foram entrevistados nove especialistas de Universidades brasileiras, e analisados os casos de 32 empresas usuárias e desenvolvedoras de treinamento virtual (E-LEARNING BRASIL – CONGRESSO, 2004). Como resultado preliminar, tem-se um modelo - denominado “conceitual-exploratório” - composto de critérios e indicadores de avaliação de treinamento virtual obtidos através da revisão da literatura e da pesquisa exploratória. Tal modelo será validado, a posteriori, através de estudo de caso em uma empresa que utilize-se desta modalidade de treinamento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRead : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 43, vol. 11, n. 1 (jan./fev. 2005), documento eletrônicopt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectEducação a distância : Internetpt_BR
dc.subjectEducação cooperativapt_BR
dc.titleSistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000461925pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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