Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação
dc.contributor.author | Schröeder, Christine da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Nakayama, Marina Keiko | pt_BR |
dc.contributor.author | Pilla, Bianca Smith | pt_BR |
dc.contributor.author | Haro, Daniel Garcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Binotto, Erlaine | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-04-16T09:12:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1413-2311 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/19915 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é a identificação de critérios e indicadores para avaliação de programas de treinamento virtual utilizados em empresas, considerando-se, especificamente, o treinamento a distância realizado com base na Internet, neste trabalho denominado como “treinamento virtual”. A escolha de tal temática justifica-se pelas atuais dificuldades enfrentadas pelas empresas no que concerne à avaliação de treinamento, especialmente treinamento virtual, bem como com relação à vinculação entre os resultados destes programas e os resultados globais obtidos pelas empresas. Neste contexto, o estudo parte de um referencial teórico abordando os seguintes temas: perspectivas de treinamento e desenvolvimento; estrutura e avaliação de treinamento virtual, com ênfase no modelo de avaliação de quatro níveis de Kirkpatrick (1998); e definição de indicadores sob as ópticas da Qualidade (TAKASHINA e FLORES, 1995; CAMARGO, 2000) e do Balanced Scorecard (KAPLAN e NORTON, 1997), o que originou um modelo conceitual de avaliação. A partir deste modelo, realizou-se uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas com especialistas em Informática e Informática na Educação e análise de casos organizacionais de aplicação de Educação a Distância (EAD). Foram entrevistados nove especialistas de Universidades brasileiras, e analisados os casos de 32 empresas usuárias e desenvolvedoras de treinamento virtual (E-LEARNING BRASIL – CONGRESSO, 2004). Como resultado preliminar, tem-se um modelo - denominado “conceitual-exploratório” - composto de critérios e indicadores de avaliação de treinamento virtual obtidos através da revisão da literatura e da pesquisa exploratória. Tal modelo será validado, a posteriori, através de estudo de caso em uma empresa que utilize-se desta modalidade de treinamento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Read : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 43, vol. 11, n. 1 (jan./fev. 2005), documento eletrônico | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Administração de recursos humanos | pt_BR |
dc.subject | Gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância : Internet | pt_BR |
dc.subject | Educação cooperativa | pt_BR |
dc.title | Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000461925 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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