Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação
Visualizar/abrir
Data
2005Autor
Tipo
Assunto
Resumo
O objetivo deste estudo é a identificação de critérios e indicadores para avaliação de programas de treinamento virtual utilizados em empresas, considerando-se, especificamente, o treinamento a distância realizado com base na Internet, neste trabalho denominado como “treinamento virtual”. A escolha de tal temática justifica-se pelas atuais dificuldades enfrentadas pelas empresas no que concerne à avaliação de treinamento, especialmente treinamento virtual, bem como com relação à vinculação entr ...
O objetivo deste estudo é a identificação de critérios e indicadores para avaliação de programas de treinamento virtual utilizados em empresas, considerando-se, especificamente, o treinamento a distância realizado com base na Internet, neste trabalho denominado como “treinamento virtual”. A escolha de tal temática justifica-se pelas atuais dificuldades enfrentadas pelas empresas no que concerne à avaliação de treinamento, especialmente treinamento virtual, bem como com relação à vinculação entre os resultados destes programas e os resultados globais obtidos pelas empresas. Neste contexto, o estudo parte de um referencial teórico abordando os seguintes temas: perspectivas de treinamento e desenvolvimento; estrutura e avaliação de treinamento virtual, com ênfase no modelo de avaliação de quatro níveis de Kirkpatrick (1998); e definição de indicadores sob as ópticas da Qualidade (TAKASHINA e FLORES, 1995; CAMARGO, 2000) e do Balanced Scorecard (KAPLAN e NORTON, 1997), o que originou um modelo conceitual de avaliação. A partir deste modelo, realizou-se uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas com especialistas em Informática e Informática na Educação e análise de casos organizacionais de aplicação de Educação a Distância (EAD). Foram entrevistados nove especialistas de Universidades brasileiras, e analisados os casos de 32 empresas usuárias e desenvolvedoras de treinamento virtual (E-LEARNING BRASIL – CONGRESSO, 2004). Como resultado preliminar, tem-se um modelo - denominado “conceitual-exploratório” - composto de critérios e indicadores de avaliação de treinamento virtual obtidos através da revisão da literatura e da pesquisa exploratória. Tal modelo será validado, a posteriori, através de estudo de caso em uma empresa que utilize-se desta modalidade de treinamento. ...
Contido em
Read : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 43, vol. 11, n. 1 (jan./fev. 2005), documento eletrônico
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
Este item está licenciado na Creative Commons License