Show simple item record

dc.contributor.advisorMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Sabrina Lacerda dapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-07T02:33:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198966pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é narrar Os saberes no campo da educação: histórias de uma educandeira, a partir de experiências de ensino ou de educação e onde a interseção acontece na vida da narradora. A história será contada no formato de narrativa autobiográfica. A análise temática e a hermenêutica – dialética serão os meios de organização e interpretação das informações. Após leitura exaustiva das memórias emergiram seis categorias que foram sustentadas por referenciais teóricos em educação e foram as seguintes: Mas, afinal o que é cotidiano? Cotidiano do trabalho, Onde é o lugar das pessoas na educação, Finalmente Professora? Educação permanente em saúde, Políticas Públicas sobre a urgência e emergência no Brasil, O que fazer até o SAMU chegar, e, Vida de educandeira. No mestrado profissional, além de um documento para apresentar uma análise de algum tema, o aluno deve produzir produtos que respondam à necessidades da educação/ensino na saúde. Os produtos foram divididos em oriundos da história de vida e os que surgiram a partir do mestrado. A elaboração das considerações finais, foi o momento de maior desafio desta dissertação, pois não visualizo um ponto final no meu envolvimento com ensino na saúde, apenas uma pausa reflexiva para retomar práticas educativas.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este trabajo es narrar los saberes en el campo de la educación: historias de una educadora, a partir de experiencias de enseñanza o de educación y donde la intersección ocurre en la vida de la narradora. La historia será contada en el formato de narrativa autobiográfica. El análisis temático y la hermenéutica - dialéctica serán los medios de organización e interpretación de las informaciones. Después de una lectura exhaustiva de las memorias surgieron seis categorías que fueron sostenidas por referenciales teóricos en educación y fueron las siguientes: ¿Pero, después de todo lo que es cotidiano? Cotidiano del trabajo, Donde es el lugar de las personas en la educación, Finalmente Profesora? Educación permanente en salud, Políticas Públicas sobre la urgencia y emergencia en Brasil, Qué hacer hasta que el SAMU llegue, y, Vida de educadora. En el máster profesional, además de un documento para presentar un análisis de algún tema, el alumno debe producir productos que respondan a las necesidades de la educación / enseñanza en la salud. Los productos se dividieron en la historia de la vida y los que surgieron a partir de la maestría. La elaboración de las consideraciones finales, fue el momento de mayor desafío de esta disertación, pues no veo un punto final en mi implicación con enseñanza en la salud, apenas una pausa reflexiva para retomar prácticas educativas.es
dc.description.abstractThe objective of this work is to narrate The knowledge in the field of education: stories of a female student, from experiences of teaching or education and where the intersection happens in the life of the narrator. The story will be told in the autobiographical narrative format. Thematic analysis and hermeneutics – dialectics will be the means of organizing and interpreting information. After exhaustive reading of the memories emerged six categories that were supported by theoretical references in education and were as follows: But, after all, what is everyday? Everyday work, Where is the people place in education, Finally Teacher? Permanent education in health, Public policies on urgency and emergency in Brazil, What to do until SAMU arrives, and, Vida de educandeira. In the professional master's degree, besides a document to present an analysis of some subject, the student must produce products that respond to the needs of the education / teaching in the health. The products were divided into life history and those that emerged from the master's degree. The elaboration of the final considerations was the most challenging moment of this dissertation, because I do not see an end point in my involvement with health education, only a reflexive pause to resume educational practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnseñanza en saludes
dc.subjectServiços médicos de emergênciapt_BR
dc.subjectEducación y saludes
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEnseñanza de urgencia y emergencia en saludes
dc.subjectHealth teachin,en
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectEmergency and urgency educationen
dc.titleOs saberes no campo da educação : histórias de uma educandeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097923pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record