Conversando com o livro didático : o que está sendo explicado sobre equações de primeiro grau?
Fecha
2019Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Resumo
O texto desta dissertação constitui-se por meio de uma análise de livro didático. Buscamos no livro didático respostas à pergunta que movimenta a pesquisa: “O que está sendo explicado sobre equações de primeiro grau?”. Pergunta que se constitui do encontro das palavras de Rancière e de Lins e Gimenez com situações vivenciadas em sala de aula. Deste encontro os movimentos da pesquisa constituem-se com o objetivo de pensar o ensino introdutório das equações de primeiro grau em consonância com o c ...
O texto desta dissertação constitui-se por meio de uma análise de livro didático. Buscamos no livro didático respostas à pergunta que movimenta a pesquisa: “O que está sendo explicado sobre equações de primeiro grau?”. Pergunta que se constitui do encontro das palavras de Rancière e de Lins e Gimenez com situações vivenciadas em sala de aula. Deste encontro os movimentos da pesquisa constituem-se com o objetivo de pensar o ensino introdutório das equações de primeiro grau em consonância com o conceito de emancipação intelectual. Explorando as explicações do livro didático foi possível problematizá-las e potencializar outros modos de ver, pensar e fazer um estudo de conceitos matemáticos que compõem o ensino dessas equações. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Colecciones
-
Multidisciplinario (2563)Enseñanza de Matemática (205)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License