Conversando com o livro didático : o que está sendo explicado sobre equações de primeiro grau?
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
O texto desta dissertação constitui-se por meio de uma análise de livro didático. Buscamos no livro didático respostas à pergunta que movimenta a pesquisa: “O que está sendo explicado sobre equações de primeiro grau?”. Pergunta que se constitui do encontro das palavras de Rancière e de Lins e Gimenez com situações vivenciadas em sala de aula. Deste encontro os movimentos da pesquisa constituem-se com o objetivo de pensar o ensino introdutório das equações de primeiro grau em consonância com o c ...
O texto desta dissertação constitui-se por meio de uma análise de livro didático. Buscamos no livro didático respostas à pergunta que movimenta a pesquisa: “O que está sendo explicado sobre equações de primeiro grau?”. Pergunta que se constitui do encontro das palavras de Rancière e de Lins e Gimenez com situações vivenciadas em sala de aula. Deste encontro os movimentos da pesquisa constituem-se com o objetivo de pensar o ensino introdutório das equações de primeiro grau em consonância com o conceito de emancipação intelectual. Explorando as explicações do livro didático foi possível problematizá-las e potencializar outros modos de ver, pensar e fazer um estudo de conceitos matemáticos que compõem o ensino dessas equações. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Collections
-
Multidisciplinary (2563)Teaching of Mathematics (205)
This item is licensed under a Creative Commons License