Visualidade queer e a pintura de Adir Sodré nos anos 1980
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Data
2018Autor
Tipo
Outro título
Queer visualization and painting of Adir Sodré in the 1980’s
Visualidad queer y la pintura de Adir Sodré en los años de 1980
Assunto
Resumo
Ao longo dos anos 1980 o pintor Adir Sodré misturava crítica com primitivismo formal, colorido exuberante e imagens que pertencem a uma memória visual coletiva e midiática advindos da história da arte tais como Matisse e Picasso, anjos barrocos, ídolos pop, personagens de HQ e TV e personalidades transcode, como ZéCarioca, Nina Hagen e Roberta Close. Pintava como quem resenha as últimas tendências e fatos do mundo midcult global numa paisagem composta por falos e vaginas aladas, genitálias em f ...
Ao longo dos anos 1980 o pintor Adir Sodré misturava crítica com primitivismo formal, colorido exuberante e imagens que pertencem a uma memória visual coletiva e midiática advindos da história da arte tais como Matisse e Picasso, anjos barrocos, ídolos pop, personagens de HQ e TV e personalidades transcode, como ZéCarioca, Nina Hagen e Roberta Close. Pintava como quem resenha as últimas tendências e fatos do mundo midcult global numa paisagem composta por falos e vaginas aladas, genitálias em forma de flor e borboletas. No seu trabalho uma visualidade kitsch se projeta pelo contexto bem humorado de suas citações eruditas. Irônica, sua pintura de efeito cronista revela o queer, o non sense e o mìs-en-scene afirmativos do emaranhado de códigos e condutas distintivas que fazem da cultura uma tela esquisita em permanente disputa por aparição simbólica. ...
Abstract
Throughout the 1980s the painter Adir Sodré mixed criticism with formal primitivism, lush colorful and images that belong to a collective and mediatic visual memory from the history of art such as Matisse and Picasso, baroque angels, pop idols, HQ and TV characters and trans personalities like ZéCarioca, Nina Hagen and Roberta Close. He painted as one who reviews the latest trends and facts of the global midcult world in a landscape composed of winged phalluses and vaginas, flower genitals and ...
Throughout the 1980s the painter Adir Sodré mixed criticism with formal primitivism, lush colorful and images that belong to a collective and mediatic visual memory from the history of art such as Matisse and Picasso, baroque angels, pop idols, HQ and TV characters and trans personalities like ZéCarioca, Nina Hagen and Roberta Close. He painted as one who reviews the latest trends and facts of the global midcult world in a landscape composed of winged phalluses and vaginas, flower genitals and butterflies. In his dash a kitsch visuality projects through the humorous context of his scholarly quotations. Ironically his painting with a chronicle effect reveals queer, non sense and mìs-en-scene affirmative of the entanglement of conducts and distinctive codes that make of culture a queer screen in permanent dispute by symbolic apparition. ...
Resumen
A lo largo de los años 1980 el pintor Adir Sodré mezclaba crítica con primitivismo formal, colorido exuberante e imágenes que pertenecen a una memoria visual colectiva y mediática proveniente de la historia del arte tales como Matisse y Picasso, ángeles barrocos, ídolos pop, personajes de HQ y TV y personalidades trans, como ZéCarioca, Nina Hagen y Roberta Close. Pintava como quien reseña las últimas tendencias y hechos del mundo midcult global en un paisaje compuesta por falos y vaginas aladas ...
A lo largo de los años 1980 el pintor Adir Sodré mezclaba crítica con primitivismo formal, colorido exuberante e imágenes que pertenecen a una memoria visual colectiva y mediática proveniente de la historia del arte tales como Matisse y Picasso, ángeles barrocos, ídolos pop, personajes de HQ y TV y personalidades trans, como ZéCarioca, Nina Hagen y Roberta Close. Pintava como quien reseña las últimas tendencias y hechos del mundo midcult global en un paisaje compuesta por falos y vaginas aladas, genitales en forma de flor y mariposas. En su trabajo una visualidad kitsch se proyecta por el contexto bien humorado de sus citas eruditas. Irónica, su pintura de efecto cronista revela el queer, el no-sense y el mìs-en-scene afirmativos de la maraña de códigos y conductas distintivas que hacen de la cultura una pantalla extraña en permanente disputa por aparición simbólica. ...
Contido em
Contemporânea : Revista do PPGART/UFSM. Santa Maria : UFSM, 2019. Vol. 2, n. 3 (2019), p. 1-10
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