A percepção do professor de biologia acerca do seu papel na conscientização alimentar do aluno
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O cenário atual do Brasil evidencia diversos problemas de saúde relacionados a maus hábitos alimentares. Neste contexto, o espaço escolar aparece como um ambiente favorável para o desenvolvimento de práticas promotoras de saúde, incluindo a educação alimentar e nutricional. Os professores, além de outros membros da equipe pedagógica da escola juntamente à comunidade que compõe, apresentam-se como figuras centrais na formação do comportamento alimentar do indivíduo. Com este estudo objetivou-se ...
O cenário atual do Brasil evidencia diversos problemas de saúde relacionados a maus hábitos alimentares. Neste contexto, o espaço escolar aparece como um ambiente favorável para o desenvolvimento de práticas promotoras de saúde, incluindo a educação alimentar e nutricional. Os professores, além de outros membros da equipe pedagógica da escola juntamente à comunidade que compõe, apresentam-se como figuras centrais na formação do comportamento alimentar do indivíduo. Com este estudo objetivou-se analisar as percepções de professores de Biologia acerca de seu papel na conscientização alimentar do aluno. Para tanto, professores de Biologia da rede particular e pública de Porto Alegre/RS e Novo Hamburgo/RS foram entrevistados, caracterizando uma metodologia de pesquisa qualitativa e descritiva. Para análise dos dados obtidos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Além das entrevistas, uma pesquisa bibliográfica foi realizada com o objetivo de verificar a situação nutricional atual do Brasil, bem como a importância que o espaço escolar apresenta na formação do comportamento alimentar do indivíduo. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, observa-se que o professor apresenta papel fundamental na formação dos hábitos alimentares dos alunos, contribuindo para que estes se tornem mais conscientes acerca de sua própria alimentação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1363)
Este item está licenciado na Creative Commons License