Conexão com a natureza e educação ambiental : o Pampa na visão de estudantes de escolas urbanas e escolas do campo no Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A atual crise de perda de biodiversidade que vivemos mostra que o ambiente não está conseguindo suportar a enorme pressão que a humanidade está exercendo sobre seus recursos. Neste cenário, a educação ambiental surge como uma das mais eficazes estratégias para fazer frente aos problemas ambientais. O presente trabalho investiga se estudantes de escolas no campo, que possuem uma maior proximidade com o bioma Pampa, apresentam maior sensibilidade a questões de sustentabilidade e conservação do qu ...
A atual crise de perda de biodiversidade que vivemos mostra que o ambiente não está conseguindo suportar a enorme pressão que a humanidade está exercendo sobre seus recursos. Neste cenário, a educação ambiental surge como uma das mais eficazes estratégias para fazer frente aos problemas ambientais. O presente trabalho investiga se estudantes de escolas no campo, que possuem uma maior proximidade com o bioma Pampa, apresentam maior sensibilidade a questões de sustentabilidade e conservação do que estudantes em escolas urbanas. Os resultados mostram que estudantes que possuem maior exposição a atividades na natureza tendem a ter uma sensibilidade ecológica maior, no entanto sem o conhecimento e uma real imersão no bioma, a simples proximidade não faz com que os estudantes se sensibilizem e conscientizem com a problemática ambiental. ...
Abstract
The current biodiversity crisis is showing us that Earth cannot support the huge amont of pressure we are putting on its resourses. In this scenario, environmental education arises as one of the most eficiente strategies to tackle environmental issues. In this article, we investigate whether students from rural schools, who have a proximity with the Pampa biome, are more sensible to sustainability and conservation topics than students from urban schools. The results show us that students who ha ...
The current biodiversity crisis is showing us that Earth cannot support the huge amont of pressure we are putting on its resourses. In this scenario, environmental education arises as one of the most eficiente strategies to tackle environmental issues. In this article, we investigate whether students from rural schools, who have a proximity with the Pampa biome, are more sensible to sustainability and conservation topics than students from urban schools. The results show us that students who have greater exposure to activities in nature have a tendency to be much more environmental aware; however, without knowledge and a real imersion in the biome only proximity does not necessarily make students more concious or sensible to environmental issues. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License