Show simple item record

dc.contributor.advisorGuerra, Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Bruna Rodrigues dopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-21T02:30:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198179pt_BR
dc.description.abstractA atual crise de perda de biodiversidade que vivemos mostra que o ambiente não está conseguindo suportar a enorme pressão que a humanidade está exercendo sobre seus recursos. Neste cenário, a educação ambiental surge como uma das mais eficazes estratégias para fazer frente aos problemas ambientais. O presente trabalho investiga se estudantes de escolas no campo, que possuem uma maior proximidade com o bioma Pampa, apresentam maior sensibilidade a questões de sustentabilidade e conservação do que estudantes em escolas urbanas. Os resultados mostram que estudantes que possuem maior exposição a atividades na natureza tendem a ter uma sensibilidade ecológica maior, no entanto sem o conhecimento e uma real imersão no bioma, a simples proximidade não faz com que os estudantes se sensibilizem e conscientizem com a problemática ambiental.pt_BR
dc.description.abstractThe current biodiversity crisis is showing us that Earth cannot support the huge amont of pressure we are putting on its resourses. In this scenario, environmental education arises as one of the most eficiente strategies to tackle environmental issues. In this article, we investigate whether students from rural schools, who have a proximity with the Pampa biome, are more sensible to sustainability and conservation topics than students from urban schools. The results show us that students who have greater exposure to activities in nature have a tendency to be much more environmental aware; however, without knowledge and a real imersion in the biome only proximity does not necessarily make students more concious or sensible to environmental issues.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental knowledgeen
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionen
dc.subjectConservação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental conservationen
dc.titleConexão com a natureza e educação ambiental : o Pampa na visão de estudantes de escolas urbanas e escolas do campo no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001095875pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record