Do uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula, ao vilão cyberbullying
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
From the use of Information and communication Technologies in the classroom to the villain Cyberbulliyng
Assunto
Resumo
Embora nem todo educando saiba o significado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), estas estão presentes em todos os lugares, independente de renda. As TICs fazem parte do cotidiano e, por este motivo, não podem deixar de ser exploradas no espaço escolar. Utilizando-se de computadores e mais recentemente dos celulares para obter-se e propagar-se informações, as TICs são instrumentos mediadores de relações sociais e humanas. Como todo instrumento utilizado pelo homem em seu desenvo ...
Embora nem todo educando saiba o significado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), estas estão presentes em todos os lugares, independente de renda. As TICs fazem parte do cotidiano e, por este motivo, não podem deixar de ser exploradas no espaço escolar. Utilizando-se de computadores e mais recentemente dos celulares para obter-se e propagar-se informações, as TICs são instrumentos mediadores de relações sociais e humanas. Como todo instrumento utilizado pelo homem em seu desenvolvimento em sociedade, há sempre os pontos edificantes e os que trazem discussões, contestações e até problemas. O presente trabalho, aborda o acesso às TICs, através do uso dos softwares Google Drive e Hangouts para interação dos alunos, além da conscientização da violência praticada através do uso das tecnologias, o cyberbullying. Para promover o acesso as TICs, foi realizado primeiramente uma pesquisa para identificar as ferramentas tecnológicas utilizadas pelos alunos e com qual objetivo estes a utilizavam, também foram apresentadas formas de trocar mensagens e experiências. Para conscientizar sobre o cyberbullying, foram realizadas discussões e esclarecimento com representante da brigada militar, que possui um projeto especifico para essa questão, sobre os prejuízos acarretados ao indivíduo que sofre e que pratica o cyberbullying e legislação sobre o tema. Como resultado, obteve-se interação e participação dos estudantes envolvidos, bem como a reflexão e apropriação do assunto estudado. As principais contribuições foram: Conscientização dos alunos sobre o uso das tecnologias, expansão nas aprendizagens adquiridas com o trabalho e interesse em realizar cursos na área da informática para conhecer outras formas de uso das tecnologias. ...
Abstract
Although not every pupil knows the meaning of Information and Communication Technologies (ICTs), they are present everywhere, regardless of income. ICTs are part of daily life and, for this reason; they must be exploited in the school environment. Using computers and more recently cell phones to obtain and propagate information, ICTs are mediating instruments of social relations. Like every instrument used by man in his development in society, there are always the edifying points and those that ...
Although not every pupil knows the meaning of Information and Communication Technologies (ICTs), they are present everywhere, regardless of income. ICTs are part of daily life and, for this reason; they must be exploited in the school environment. Using computers and more recently cell phones to obtain and propagate information, ICTs are mediating instruments of social relations. Like every instrument used by man in his development in society, there are always the edifying points and those that bring discussions, disputes and even problems. The present paper addresses the access to ICTs and awareness of cyberbullying, violence practiced with the use of technologies. In order to promote access to ICTs, a survey was first conducted to identify the technological tools used by the students and for which purpose they used it, and ways of exchanging messages and experiences were also presented. To raise awareness about cyberbullying, discussions and clarifications were held with a representative from the military police, who have a specific project for this issue, about the harm done to the individual who suffers and who practices cyberbullying and legislation on the subject. As a result, interaction and participation of the students involved were obtained, as well as the reflection and appropriation of the studied subject. The main contributions were: Awareness of students about the use of technologies, interest in taking courses in the area of computer science to learn about other ways of using technologies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License