Ensino de estatística para alunos do 3º ANO do ensino médio da E.E.I Anhenteguá com o uso de planilhas eletrônicas
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Environmental project : the creation of a blog with a second year of fundamental teaching
Resumo
Este trabalho é requisito para a conclusão do curso de Especialização de Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamental. O qual foi ministrado a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao decorrer do curso, falou-se muito da importância de inserir a tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de não ser uma tarefa fácil, as disciplinas apresentaram formas de fazê-lo. Assim, o presente trabalho tem por objetivo o ensino de Estatística a alunos do 3º a ...
Este trabalho é requisito para a conclusão do curso de Especialização de Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamental. O qual foi ministrado a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao decorrer do curso, falou-se muito da importância de inserir a tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de não ser uma tarefa fácil, as disciplinas apresentaram formas de fazê-lo. Assim, o presente trabalho tem por objetivo o ensino de Estatística a alunos do 3º ano do Ensino Médio por meio da ferramenta Excel através de um censo da Aldeia Mbya Guarani Anhetenguá. Para tanto, os alunos fizeram a coleta de dados com os moradores da Aldeia, a construção de gráficos e tabelas dos dados e a análise dos mesmos. A metodologia utilizada no trabalho foi quantitativa, exploratória e descritiva. Esta pesquisa fez parte de um projeto interdisciplinar iniciado no segundo semestre de 2018, envolvendo as disciplinas de Ciências, Geografia, Matemática e História e cujo objetivo era fortalecer a identidade Guarani. Os resultados construídos por este trabalho formam um acervo que permitirá à disciplina de História fazer, posteriormente, uma análise qualitativa dos moradores residentes na Aldeia Mbya Guarani Anhetenguá. Assim, esta pesquisa apresentou uma forma mais abrangente e significativa de os alunos aprenderem matemática, visto que faz parte de um trabalho multidisciplinar, utiliza dados da realidade dos alunos e insere o uso da tecnologia no ensino, em específico, de Estatística. O uso de planilhas eletrônicas foi de fácil aprendizagem para os alunos e facilitou não só os cálculos estatísticos, mas também a construção de gráficos e tabelas. Assim, o trabalho atingiu seu objetivo de incluir a tecnologia no ensino de Estatística através da construção de um censo da Aldeia Mbya Guarani Anhetenguá. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License