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dc.contributor.advisorRossi, Carlos Alberto Vargaspt_BR
dc.contributor.authorConci, Matheus Trucolopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:31:54Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197877pt_BR
dc.description.abstractO Free Your Stuff Porto Alegre é um grupo online no Facebook com mais de 28 mil membros que tem como objetivo evitar o desperdício e o consumo excessivo de bens, fazendo objetos girarem mais entre as pessoas, sem uso de dinheiro ou de outras formas de troca. Pretendem, assim, que as pessoas desapeguem do que não usam mais e busquem estender a vida útil dos bens, ao invés de comprar algo novo. Este trabalho analisa como tal grupo pode ser enquadrado no conceito de rede colaborativa heterogênea, em que membros não mantém uma identidade coletiva, mas se engajam para acessar – ou se desfazer – de recursos. Tal prática não elimina a complexidade e incorre, assim como o apego aos bens, em um processo de envolvimento para doarem objetos mundanos e sem valor de mercado. Ao servir de ponto de contato com outras realidades sociais diferentes das suas, os doadores usam a internet como ferramenta de preservação de suas identidades, para sua segurança e também para impessoalidade na relação com os interessados, construindo uma hierarquia que emana de quem tem para aquele que quer baseada na gratidão.pt_BR
dc.description.abstractFree Your Stuff Porto Alegre is an online Facebook group with more than 28,000 members that aims to avoid waste and excessive consumption of goods, making objects circulate between people, without the use of money or other forms of exchange. They want people to detach from what they no longer use and seek to extend the life usage of goods, rather than buying something new. This paper examines how this group can be framed in the concept of a heterogeneous collaborative network, in which members do not maintain a collective identity, but engage to access - or discard - resources. This practice does not eliminate complexity and, as well as attachment to goods, entails a process of involvement to donate mundane and non-market value objects. By serving as a point of contact with other social realities different from their own, donors use the internet as a tool for preserving their identities, for their security and also for impersonality in the relationship with stakeholders, building a hierarchy that emanates from those who have it which is based on gratitude.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectHeterogeneous collaborative networksen
dc.titleO melhor para você é o que eu não quero mais : a experiência de doação em uma rede colaborativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilveira, Teniza dapt_BR
dc.identifier.nrb001098904pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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