Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJanissek-Muniz, Raquelpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Vivian Aguiar dept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:31:27Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197858pt_BR
dc.description.abstractO monitoramento do ambiente externo tem sido reconhecido como um processo importante para que organizações possam lidar com incertezas, antecipar e melhor encaminhar suas decisões, em busca de maior adaptação, competitividade e sustentabilidade de seus negócios. Diversos fatores são importantes para a realização de processos de Inteligência nas organizações, dentre os quais, a Cultura de Inteligência é fortemente apontada. Com isso, o objetivo geral deste trabalho trata de identificar fatores da cultura organizacional que podem influenciar os processos de Inteligência nas organizações, a fim de a ampliar e explorar o conceito de Cultura de Inteligência. Estudos apontam fatores como cultura de liderança, comunicação, confiança e colaboração, informação e conhecimento, cultura de aprendizado e capacitação e cultura orientada para o futuro e inovação como capazes de influenciar o êxito de processos de Inteligência nas organizações. Com o objetivo de identificar e avaliar os traços da cultura organizacional capazes de influenciar os processos estruturados de Inteligência nas organizações, realizou-se, inicialmente, uma revisão sistemática de literatura para a formação do construto “Cultura de Inteligência”. Em seguida, um instrumento de pesquisa foi elaborado e validado junto a especialistas, inicialmente via Card Sorting e em seguida com aplicação via método Delphi, em duas rodadas de pesquisa, tendo como alvo pesquisadores e gestores de Inteligência envolvidos em organizações que usam processos Inteligência. Como resultado, foram identificados os fatores de cultura organizacional percebidos como importantes para o sucesso de processos de Inteligência, tais como a valorização da liderança na condução dos valores culturais do grupo, com consciência da equipe sobre inteligência e seus resultados, à valorização de uma comunicação apropriada. Como contribuição, o trabalho identifica fatores da cultura organizacional que podem influenciar no sucesso dos processos de Inteligência nas organizações, propondo um instrumento validado por especialistas na área de Inteligência que pode servir de referência para estudos futuros de Inteligência e fator cultura nas organizações.pt_BR
dc.description.abstractThe monitoring of the external environment has been recognized as an important process for organizations to deal with uncertainties, to anticipate and better direct their decisions, in order to achieve greater adaptation, competitiveness and sustainability of their businesses. Several factors are important for the performance of Intelligence processes in organizations, among which, the Culture of Intelligence is strongly pointed out. With this, the general objective of this work is to identify organizational culture factors that can influence the processes of Intelligence in organizations, in order to expand and explore the concept of Culture of Intelligence. Studies point to factors such as leadership culture, communication, trust and collaboration, information and knowledge, culture of learning and empowerment, and future-oriented culture and innovation as capable of influencing the success of Intelligence processes in organizations. With the objective of identifying and evaluating the organizational culture traits capable of influencing the structured processes of Intelligence in organizations, a systematic review of the literature for the formation of the "Culture of Intelligence" construct was carried out. Then, a research instrument was developed and validated by specialists, initially via Card Sorting and then with application via the Delphi method, in two rounds of research, targeting researchers and managers of Intelligence involved in organizations that use Intelligence processes. As a result, this research identified the organizational culture factors perceived as important for the success of Intelligence processes, such as the valorization of the leadership in the conduct of the cultural values of the group, with awareness of the team about intelligence and its results, the valorization of communication appropriate. As a contribution, the work identifies factors of organizational culture that can influence the success of the processes of Intelligence in organizations, proposing an instrument validated by experts in the area of Intelligence that can serve as reference for future studies of Intelligence and culture factor in organizations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational cultureen
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectIntelligenceen
dc.titleFatores influenciadores da cultura no processo de inteligência nas organizaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098638pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples