Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorEugenio, Jonas Camargopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:31:17Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197846pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre o ensino de temas sensíveis a partir do encontro entre migrantes senegaleses e estudantes da educação básica. Partindo da pergunta: Como as histórias dos migrantes ensinam sobre temas sensíveis? Construí junto com um grupo de jovens, um curso de história do Brasil para Migrantes senegaleses. Tal curso foi o objeto de análise para que eu pudesse compreender as maneiras pelas quais o contato e a escuta das histórias dos senegaleses mobiliza nos estudantes a reflexão sobre questões como o racismo e a xenofobia. O grupo foi formado por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª e 3ª séries do Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada de Porto Alegre, onde fui professor de história até junho de 2018. Desenvolvemos uma metodologia de trabalho para ensinar história do Brasil aos senegaleses a partir das expectativas de um grupo de cinco migrantes que conversaram comigo e com meus alunos ao longo do ano de 2017. Trabalhei com o conceito de temas sensíveis numa perspectiva abrangente, a partir da leitura de alguns autores, como Verena Alberti, Joan Pagès e Nicole Tutiaux Gillon que tem apontado para a necessidade de novas abordagens para o ensino de história, mais voltadas para a cidadania e a convivência pacífica entre os sujeitos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper focuses on the teaching of sensitive themes having as its basis life stories of Senegalese migrants. Starting with the question: How do migrants’ life stories teach about sensitive themes? I designed, alongside a group of teenagers, a course about the History of Brazil for Senegalese migrants. That course was the object of analysis for me to understand how the contact with Senegalese migrants and the listening to their stories generate in the students a reflection on issues such as racism and xenophobia. The group was formed by students of the 9th year of Primary Education and the 1st and the 3rd years of Secondary Education at Colégio Maria Imaculada, in Porto Alegre, where I was a teacher until June 2018. We developed a methodology to teach the History of Brazil to Senegalese migrants based on the expectations of five migrants we talked to throughout 2017. I worked with the concept of sensitive themes in a comprehensive perspective, based on different authors from around the world that have pointed to the necessity of developing new approaches to the teaching of History, more focused on citizenship and peaceful coexistence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectMigrationen
dc.subjectSensitive Themesen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectSenegaleseen
dc.subjecthistoryen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectImigração senegalesapt_BR
dc.titleTravessias : encontros com migrantes e ensino de questões sensíveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098607pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples