Avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental : a experiência de uma escola de Sapucaia do Sul - RS
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) vem sendo vista como fator primordial na educação. Exemplo disso é a implantação cada vez maior de laboratórios de informática e recursos tecnológicos nas escolas. Essa transformação é um desafio perante o sistema tradicional. Visando isso, o presente estudo aborda uma avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental, com foco em uma escola pública da rede municipal de Sapucaia d ...
A inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) vem sendo vista como fator primordial na educação. Exemplo disso é a implantação cada vez maior de laboratórios de informática e recursos tecnológicos nas escolas. Essa transformação é um desafio perante o sistema tradicional. Visando isso, o presente estudo aborda uma avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental, com foco em uma escola pública da rede municipal de Sapucaia do Sul/RS. Para isso, utiliza-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, bem como a observação participante e sistemática deste laboratório. Com a análise dos dados, são analisados pontos significativos desse processo de inclusão digital na educação, mostrando nessa realidade os fatores positivos e negativos, investigando onde estão as barreiras que ainda impedem o avanço das tecnologias na prática educacional e trazendo o embasamento necessário para possíveis soluções para esses desafios. O foco de um laboratório de informática e seus recursos é proporcionar novas abordagens de ensino onde a tecnologia auxilie e favoreça diferentes propostas pedagógicas, intencionando o pleno desenvolvimento dos educandos. Foi possível constatar que a instituição analisada ainda encontra dificuldades tanto de estrutura física, formação tecnológica, quanto de consciência responsável dos profissionais que nela atuam. Entretanto mesmo com as dificuldades enfrentadas, evidenciou-se o início da mudança, a instituição, bem como, parte dos educadores demonstram-se interessados nesses avanços, ofertando e inserindo a tecnologia na prática pedagógica, dentro de suas possibilidades, com o objetivo de tornar a mesma recurso para o processo de ensino e aprendizagem. ...
Abstract
The insertion of Information and Communication Technologies (ICTs) has been seen as a primary factor in education. An example of this is the increasing deployment of computer labs and technological resources in schools. This transformation is a challenge to the traditional system. Aiming at this, the present study addresses an evaluation of the importance and challenges of the use of computer labs for elementary education, focusing on a public school of the municipal network of Sapucaia do Sul ...
The insertion of Information and Communication Technologies (ICTs) has been seen as a primary factor in education. An example of this is the increasing deployment of computer labs and technological resources in schools. This transformation is a challenge to the traditional system. Aiming at this, the present study addresses an evaluation of the importance and challenges of the use of computer labs for elementary education, focusing on a public school of the municipal network of Sapucaia do Sul / RS. For this, a qualitative and quantitative research is used, as well as the participant and systematic observation of this laboratory. With the data analysis, significant points of this process of digital inclusion in education are analyzed, showing in this reality the positive and negative factors, investigating where are the barriers that still impede the advancement of the technologies in the educational practice and providing the necessary foundation for possible solutions challenges. The focus of a computer lab and its resources is to provide new teaching approaches where technology helps and favors different pedagogical proposals, aiming the full development of students. It was possible to verify that the analyzed institution still has difficulties of both physical structure, technological formation, and responsible conscience of the professionals that work in it. However, even with the difficulties faced, the beginning of the change was evident. The institution, as well as some of the educators, showed themselves interested in these advances, offering and inserting technology in pedagogical practice, within their possibilities, with the objective of making the same resource for the teaching and learning process ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License