Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGoulart, Ligia Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorAgliardi, Lilian Barcellapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T02:32:07Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197458pt_BR
dc.description.abstractO ensino da Geografia no Ciclo de Alfabetização é um nó a ser desatado pelos pesquisadores da Geografia, pois, nessa etapa, é marcante a preocupação com a alfabetização dos alunos, expressas nas práticas pedagógicas que enfatizam a sistematização da leitura e escrita, deixando a Geografia, frequentemente, invisibilizada no currículo dos Anos Iniciais. O estranhamento produzido pela ausência do ensino de Geografia no Ciclo de Alfabetização promoveu esse estudo que considera a necessidade de construir estratégias didático-pedagógicas a partir da educação menor, já que as práticas escolares cotidianas das professoras alfabetizadoras são direcionadas por uma educação maior, o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Essa dissertação tem como objetivo principal experimentar e analisar a potencialidade da Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com na produção de geografias menores. O estudo escapa dos currículos prescritivos e coloca em prática uma proposta para ensinar e aprender Geografia a partir das possibilidades que se apresentam no contexto das aulas. Essa ação agrega as professoras do Ciclo de Alfabetização, com o intuito de construir caminhos alternativos de forma compartilhada e reflexiva. Nessa pesquisa, todos seguem juntos: pesquisadora, alfabetizadoras e alunos a experimentar uma pedagogia que tem movimento, que desloca, que mobiliza, que traz inquietações e que permite ir e vir livremente traçando um novo e diferente currículo. Esse experimentar, tem a ver com a bricolagem enquanto metodologia de pesquisa utilizada, tanto por causa da flexibilidade bem como por ser uma estratégia metodológica aberta. Foi possível articular por meio da bricolagem diferentes procedimentos no decorrer da investigação, como: analisar gráficos relacionados aos planejamentos das professoras; realizar uma pesquisa documental sobre o ensino da Geografia nos cadernos de formação docente do PNAIC; formar um grupo de Pesquisa com; refletir sobre as vivências com o grupo docente nos encontros de formação e analisar os registros nos portfólios produzidos pelas professoras alfabetizadoras; realizar a narrativa de alguns fatos; assumir um uma perspectiva política, diante da luta para dar visibilidade ao ensino de Geografia no Ciclo de Alfabetização. Por meio da pesquisa foi possível criar estratégias de formação por meio dos encontros-ensaios, com vista ao planejamento docente coletivo, considerando que ao mesmo tempo que ensina, o grupo docente faz as suas próprias descobertas geográficas, e dos encontros-desejos focados na necessidade de mobilizar e envolver os alunos a tal ponto que os encontros/aulas fossem desejados. É no espaço-tempo das aulas que se observa, todos os acontecimentos, os movimentos e as possibilidades para produzir geografias menores por meio das múltiplas leituras do cotidiano. Nesse sentido, a pesquisa está voltada para a construção de encontros que buscam atravessar as fronteiras do “espaço da imagem do pensamento” para o “espaço do pensamento sem imagem”, em outras palavras, para o espaço da diferença. O grupo de professoras, ao pensar as aulas, consideram o espaço em construção, como um espaço de acontecimentos e de movimentos. Nessa proposta, destaca-se o movimento do aprender com nos processos de interação em que todos aprendem com todos: professoras com professoras, professoras com alunos, alunos com professoras, alunos com alunos, alunos e professoras com as coisas do mundo. Da pesquisa, emergem sujeitos Geodocentes e Geoaprendizes, sujeitos para o mundo contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractTeaching Geography in the Alphabetization Cycle is a knot to be untied by the education researchers, since at this stage the concern with the literacy is remarkable. We can observe the pedagogical practices emphasize the systematization of reading and writing, making the Geography teaching invisible in the Early Years’ curriculum. The absence of Geography teaching in the Alphabetization Cycle was strange for us and motivated this study which considers the need of building didactic and pedagogical strategies based on the minor education, once the daily school practices of the literacy teachers are directed by a major education: the Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC). This dissertation intends to experiment and analyze the potentiality of the Project-based Learning and the ResearchWITH to produce minor geographies. This study escapes from the prescriptive curricula and puts into practice a proposal to teach and learn Geography by the possibilities presented in the class contexts. This action gathers the Alphabetic Literacy teachers of the public school from a town in the North Coast of Rio Grande do Sul, Southern state of Brazil, aiming to build alternatives in a shared and reflexive way. In this research, we all go together: the researcher, the literacy teachers and the students in order to try a sort of pedagogy that moves, shakes, mobilizes, unrests and that allows moving forward and backward freely, tracing a new and different curriculum. This experiment has to do with the do-it-yourself (DIY) as a research methodology we used, both because it is flexible and because it is an open methodological strategy. Through DIY, it was possible to develop different procedures during the investigation, such as: analyzing graphics regarding the teacher planning; making a document research about the Geography teaching in the PNAIC’s teacher education books; forming a group of ResearchWITH; reflecting about the living experiences with the teacher group in the training meetings and analyzing the records in portfolios produced by the literacy teachers; reporting some facts; adopting one political perspective when struggling to turn the Geography teaching visible in the Alphabetization Cycle. Through the research, it was possible to create education strategies in the test-meetings, aiming the collective teaching planning, considering that while teaching the teacher group also has their own geographical discoveries; and in the wish-meetings focused on the necessity of student encouragement and involvement until the class-meetings become expected by all. In the time-space of the classes, we can observe all the events, the movements and the possibilities to produce minor geographies through the multiple readings of the daily life. In this sense, the research intends to construct meetings which seek to cross the boundaries from “thought image space” to “no-image thought space”, that means, to the difference space. When planning the classes, the teacher group considers the space in construction as a space of action and movements. In this proposal, we highlight the learning-with movement of the interaction processes in which everyone learns with everyone: teachers with teachers, teachers with students, students with teachers, students with students, students and teachers with things from the world. Geoteachers and Geostudents emerge from the research, now subjects for the contemporary world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProject-based Pedagogyen
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlphabetization Cycleen
dc.titleA Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com produzindo geografias menores no ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098045pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples