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dc.contributor.advisorSouza, Ângela Rozane Leal dept_BR
dc.contributor.authorWelter, Larissa Marxpt_BR
dc.date.accessioned2019-07-25T02:32:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197355pt_BR
dc.description.abstractA expansão dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade tem motivado o interesse de vários estudos na área. Esses programas sofrem avaliação institucional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e um dos principais critérios com relação à avaliação diz respeito à produção científica, o que gera pressão institucional, a partir de regras, para publicações dos seus respectivos docentes. Nesse sentido, a presente dissertação buscou analisar a produção científica em periódicos dos docentes permanentes dos programas de pós-graduação (PPGs) de Contabilidade brasileiros, no quadriênio 2013-2016. Para atender ao objetivo da pesquisa, realizou-se uma coleta de dados documental, a partir dos currículos lattes dos docentes permanentes desses programas, da avaliação quadrienal disponibilizada pela CAPES e da avaliação dos periódicos através da Plataforma Sucupira. Por meio de ferramentas de estatística descritiva e da análise das redes sociais, foram encontrados os principais resultados: (a) a alteração dos critérios do Qualis beneficiou os programas de pós-graduação em Contabilidade, valorizando sua pontuação; (b) constatou-se que a alteração provocou consideráveis transferências de estratos, com destaque para periódicos que não possuíam Qualis e passaram a se situar em estratos mais altos; (c) aproximadamente metade das publicações se concentraram em 5% dos periódicos; (e) grande parte dos periódicos, de maior frequência, são nacionais; (f) a correlação entre a frequência de publicações nos periódicos e seu atual Qualis é positiva, porém fraca; (g) os periódicos de estratos mais altos possuem uma rede de coautoria mais densa; (h) os programas da UFSC e FURB se destacam no quesito produção qualificada e quantificada; (i) o programa da USP possui as maiores medidas de grau de centralidade e intermediação. Assim, essa pesquisa contribui com a Teoria Institucional ao fornecer uma visualização dos impactos causados nos atores a partir de alterações coercitivas; e com a prática, ao apresentar uma visão geral do comportamento dos atores dessa realidade, bem como possíveis tendências da produção científica em contabilidade.pt_BR
dc.description.abstractThe expansion of strictosensu postgraduate programs in Accounting has motivated the interest of many studies in the area. These programs are under institutional evaluation by the Higher Education Personnel Training Coordination (CAPES), and one of the main evaluation criteria concerns scientific production, which generates institutional pressure, based on regulations, to publish. In this sense, the present dissertation seeks to analyze the scientific production in periodicals of the permanent professors of the brazilian accounting postgraduate programs (PPGs), in the period 2013-2016. In order to meet the research objective, a documentary data collection was carried out, based on the lattes curriculum of the permanent teachers of these programs, the four-year evaluation provided by CAPES and the evaluation of the periodicals through the SucupiraPlataform. Through the tools of descriptive statistics and the analysis of social networks, the main results were found: (a) the change in Qualis criteria benefited the graduate programs in Accounting, valuing their score; (b) it was verified that the change caused considerable transfers of category, with emphasis on periodicals that did not have Qualis and were placed in higher category; (c) approximately half of the publications concentrated on 5% of the periodicals; (d) most of the periodicals with the highest frequency are national; (e) the correlation between the frequency of publications in journals and their current Qualis is positive, but weak; (f) in the higher classification category of Qualis there is a greater number of collaborations for publications, visualized through social networks; (g) the newspapers of higher strata have a dense co-authorship network; (h) the programs of UFSC and FURB stand out in terms of qualified and quantified production; (i) the program of USP has the largest measures of degree of centrality and intermediation. Thus, this research contributes to institutional theory by providing a visualization of the impacts caused on the actors from coercive changes; and with the practice, presenting an overview of the behavior of the actors of this reality, as well as possible trends in scientific production in accounting.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPost-graduate programs in accountingen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectScientific productionen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectNewspapersen
dc.subjectPermanent teachersen
dc.titleAnálise da produção científica dos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Contabilidade no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001095605pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidadept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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